TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Considerações sobre LER/DORT

Por:   •  28/7/2017  •  Artigo  •  25.774 Palavras (104 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 104

[pic 1] 

        

  1. [pic 2]

Érica Rodrigues dos Santos

[pic 3]

  1. CONSIDERAÇÕES SOBRE AS IMPLICAÇÕES DAS LER / DORT NA SUBJETIVIDADE DO TRABALHADOR
  1. ARARAS / SP
  2. Dezembro / 2011

[pic 4]

  1. [pic 5]

  1. Érica Rodrigues dos Santos

[pic 6]

CONSIDERAÇÕES SOBRE AS IMPLICAÇÕES DAS LER / DORT NA SUBJETIVIDADE DO TRABALHADOR

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Banca Examinadora do Centro Universitário Hermínio Ometto, como parte integrante da avaliação do Curso de Psicologia.

ORIENTADOR: Profª.  Ms. Sandra Büll

  1. ARARAS / SP
  2. Dezembro / 2011

CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMÍNIO OMETTO - UNIARARAS

Autor(es):         Érica Rodrigues dos Santos

        

Algumas considerações sobre as implicações das LER / DORT na subjetividade do trabalhador

Monografia apresentada em 08 de dezembro de 2011.

Banca examinadora:

        NOTA:        

Orientador(a): Prof.(a) Ms. Sandra Büll

        NOTA:        

Prof.(a) Ms Beatriz Helena Ceccato

        NOTA:        

Prof.(a) Ms. Tatiane Oliveira Zanfelice

        MÉDIA FINAL:        

                

Érica Rodrigues dos Santos


DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho a todos os homens e mulheres que batalham todos os dias pelo sustento de suas vidas e de suas famílias, mesmo com dores cultivam o significado de ser pai, mãe, esposo(a) e principalmente ser humano, com todos os defeitos e qualidades.


AGRADECIMENTOS

        Agradeço a Deus pela saúde, força e vitalidade para batalhar até aqui.

        Agradeço aos meus pais e ao meu filho pela paciência, companheirismo e força para caminhar e alcançar esse dia magnífico e de grande felicidade.

        Aos professores do curso, cada um ao seu modo, sempre presentes, preparados para ajudar e dirimir as dúvidas surgidas ao longo do caminho.

        Aos amigos durante esses anos que sempre fortaleceram o vinculo e ensinaram junto com os mestres muitas lições de vida e amor.

        A Giovana Peretti (in memorian), inesquecível amiga, companheira e seu lema: “Vamo que vamo!”, ensinando que vale a pena viver cada instante como se fosse o último.

        Aos meus queridos orientadores, no início o professor Mestre André com sua calma, depois a professora Mestre Sandra, com sua vivacidade e carinho em tudo o que faz. A ambos o meu muito obrigado pela paciência e incentivo da minha pesquisa.

        Aos funcionários da instituição que sempre com muito carinho estiveram presentes com gestos de solidariedade, muito amor pelo trabalho que prestam. A eles minha mais profunda gratidão.

        Aos meus diretores, Pedro Luiz e José Renato, ao meu chefe de divisão, Carlos e aos meus companheiros de trabalho que me deram ânimo para continuar com afinco trabalhando e levando adiante o meu sonho de ser psicóloga.

        Ao coordenador e a toda a equipe do CEREST – Regional Rio Claro que proporcionaram e se empenharam em me ajudar nesta pesquisa e conquista para os trabalhadores.

        A todos os que participaram de minha vida acadêmica e do meu cotidiano para chegar a mais esta vitória, minha imensa gratidão por todo o carinho dispensado.


RESUMO

SANTOS, E. R. Algumas Considerações sobre as implicações das LER / DORT na subjetividade do trabalhador. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado junto ao Curso de Psicologia do Centro Universitário Hermínio Ometto – UNIARARAS, 2011.

A presente pesquisa objetivou estudar o sentimento do trabalhador a partir do diagnóstico de Lesões por Esforços Repetitivos (LER) / Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), verificadas em várias categorias profissionais, com grande incidência no Brasil. A pesquisa foi desenvolvida em uma  instituição do interior paulista que atende aos trabalhadores. A partir de uma seleção prévia, de acordo com  critérios básicos descritos previamente pela pesquisadora, sendo estes pessoas de ambos os sexos, com idade e escolaridade variada, que tenham atuado em diferentes setores da economia e produção. Participaram desta pesquisa quatro indivíduos com idades entre 30 e 60 anos. As entrevistas tiveram duração de no máximo 30 minutos cada, foram gravadas e transcritas posteriormente. Para a análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo, levando-se em consideração as categorias que se apresentaram durante a realização das entrevistas. Dividiu-se em três grandes categorias: condições de trabalho, diagnóstico e sobrevida do trabalhador, também subdivididas em categorias menores. Utilizou-se nesta pesquisa, a Psicologia Social do Trabalho como base teórica para a produção, análise e consideração dos resultados obtidos. Obteve-se como resultado a necessidade de dar voz ao trabalhador lesionado para mostrar sua problemática e os sentimentos que o atingem durante todo o percurso, desde o diagnóstico até a tentativa de reinserção / retorno ao trabalho. Essa apontou ainda a dificuldade dos trabalhadores em buscar ajuda médica, lembrando que esses trabalhadores apresentam sofrimento específico e muitas vezes são tidos como fingidores, porém buscam a compreensão desse sofrimento e a recuperação de suas autoestimas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (160.6 Kb)   pdf (896.3 Kb)   docx (2.2 Mb)  
Continuar por mais 103 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com