TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Incidência LER/ DORT

Por:   •  27/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

Ler/ Dort

Incidência LER/ DORT

Definição:  

 L.E.R: são Lesões por Esforços Repetitivos (definição mais antiga). Resultado dos desequilíbrios entre as exigências das tarefas e as margens deixadas pela organização do trabalho para que o trabalhador, na realização de suas tarefas, mobilize as suas capacidades dentro das suas possibilidades

 D.O.R.T: (conhecidas como doenças osteomusculares relacionados ao trabalho) são responsáveis pela alteração das estruturas osteomusculares – tendões, articulações, músculos e nervos.

Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho Uma “síndrome clínica” caracterizada por dor crônica, acompanhada ou não por alterações objetivas e que se manifesta principalmente no pescoço, cintura escapular e/ou membros superiores em decorrência do trabalho. INSS/1998

De acordo com Fonte e Oliveira (2004 p. 150) parece não haver uma causa única á doença. entre os fatores que concorrem para seu aparecimento relacionam-se:

1- Fatores psicossociais e orgozacionais

Os fatores psicossociais do trabalho se referem a aspectos do meio ambiente do trabalho , com desenhos de tarefa, as pressões  e as relações profissionais podem favorecer o aparecimento de stress ocupacional e distúrbios do músculo esquelético.

Elevada carga de trabalho, pressão para o cumprimento dos prazos pode ser detectados no relato, notou-se que o tempo médio de registro de um contrato foi reduzido de 23 minutos para 6 minutos, ou seja, uma sobrecarga de trabalho em tempo menor.

2- Fatores Ergonômicos como mobiliário mal adaptado, torna-se crítico para o aparecimento dos distúrbios músculo esquelético relacionados com o trabalho.

Relatasse que o absenteísmo cresceu significa mente nos últimos dois meses. As licenças -saúde começaram a se multiplicar. Já há oito empregados ( seis mulheres e dois homens) com diagnóstico de DORT confirmados.

Ainda na problemática Fonte e Oliveira (2004) destacam que:

3- Fatores tecnológicos podem afetar o rendimento do trabalhador, na empresa o ciclo de instalação dos novos equipamentos terminou há seis meses. Isso pode ser um dos fatores das ausências.

Como psicóloga estaria dando as orientações a fazer algumas alterações para a melhora dos colaboradores :

Prevenção D.O.R.T

Mudanças nas características relacionadas à: Repetitividade, Excesso de movimentos, Falta de flexibilidade de tempo e ritmo, Exigência de produtividade, Falta de canais de diálogo entre trabalhadores e empresa, Pressão de chefias para manter a produtividade, Mobiliários e equipamentos inadequados.

Seria proposto um canal direto com os colaboradores para que seja tiradas dúvidas e receber sugestões para que a empresa consiga sanar as dificuldades.

Ações para D.O.R.T

Ter uma política de prevenção, para que se evite o adoecimento de mais trabalhadores.

Referências:

CAMARGO D. A. ; FONTES A. P. ; OLIVEIRA J. I. Diagnóstico das LER/DORT e Saúde Mental. Série Saúde Mental e do Trabalho vol. III. Casa do Psicólogo, São Paulo, 2004.

 LER/DORT disponível em http://www.sbotrj.com.br/?tag=dr-rodrigo-rodarte  acessado em 22/05 as 18:30 hrs

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com