TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construtivismo

Tese: Construtivismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  Tese  •  1.468 Palavras (6 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 6

1° Estágio

Segundo Lowenfeld a primeira etapa é o “Estágio das Garatujas” que acontece por volta dos dois anos de idade e se prolonga por volta dos quatro anos, nessa fase a criança rabisca sem intenção e sem controle de forma desordenada e que aos poucos vai percebendo seus movimentos, controlando e organizando mais seus traços. Explora e experimenta os movimentos de seu corpo e espaço.

Segundo Luquet a primeira etapa denomina-se “Realismo Fortuito” que se inicia aos dois anos e se divide em duas fases: desenho involuntário e desenho voluntário. No primeiro a criança desenha linhas sem intenção ou significado, o faz pelo prazer do movimento e do que vê no papel. No segundo, a criança desenha sem intenção, mais enxerga em seus traçados semelhanças com objetos conhecidos, depois surge à intenção de desenhar, mas as interpretações dos desenhos podem variar.

Segundo Piaget o primeiro estágio chama-se sensório-motor No estágio sensório-motor, que dura do nascimento até aproximadamente o segundo ano de vida, a criança busca adquirir controle motor e aprender sobre os objetos que a rodeiam. Esse estágio é chamado sensório-motor, pois o bebê adquire o conhecimento por meio de suas próprias ações que são controladas por informações sensoriais imediatas. Neste período o desenvolvimento físico acelerado é o suporte para o aparecimento de novas habilidades, como sentar, andar, o que propiciara um domínio maior do ambiente.

Ao fim do período por volta dos dois anos à criança obtém uma atitude mais ativa e participativa, são capazes de entender algumas palavras, mas produz uma fala imitativa. Neste período a inteligência prática é acentuada na percepção e no motor, essa inteligência é utilizada a partir de seus esquemas sensoriais e motores vindo dos reflexos genéticos para solucionar problemas imediatos como pegar, jogar ou chutar bola.

O estádio subdivide-se em até seis subestágios nos quais o bebê apresenta desde reflexos até uma capacidade representacional do uso de símbolos.

As principais características observáveis durante essa fase, que vai até os dois anos de idade da criança são:

• A exploração manual e visual do ambiente;

• A experiência obtida com ações, à imitação;

• A inteligência prática (através de ações);

• Ações como agarrar, sugar, atirar, bater e chutar;

• A coordenação das ações proporciona o surgimento do pensamento;

• A centralização no próprio corpo;

• A noção de permanência do objeto;

2° Estágio

De acordo com Lowenfeld a segunda etapa é o “Estágio Pré-Esquemático”, inicia por volta dos quatro anos de idade até os sete aproximadamente. A criança adquiri consciência da forma e começa a fazer tentativas de representar o real de maneira desordenada e desproporcial.

Segundo Luquet a segunda etapa é chamada de “Realismo Falhado” ou “Incapacidade Sintética”. Nela a criança desenha objetos sem ter relação entre eles, ou seja, os desenhos são independentes. Ela pode exagerar ou omitir partes. Essa falta de coordenação é percebida também em suas ações e pensamentos.

O segundo estádio de desenvolvimento considerado por Piaget é o estágio pré-operacional, que coincide com a fase pré-escolar e vai dos dois anos de idade até os sete anos em média.

Nesse período, as características observáveis mais importantes são:

• Inteligência simbólica;

• O pensamento egocêntrico, intuitivo e mágico;

• A centralização (apenas um aspecto de determinada situação é considerado);

• A confusão entre aparência e realidade;

• Ausência da noção de reversibilidade;

• O raciocínio transdutivo (aplicação de uma mesma explicação a situações parecidas);

• A característica do animismo (vida a seres inanimados).

3° Estágio

Segundo Lawenfeld a terceira etapa é o “Estágio Esquemático” e em sua maioria inicia-se aos sete anos e pode ir até os nove anos de idade. Nele a criança já desenvolveu o conceito de forma e seus desenhos são representativos, descritivos e organizados. É possível percebê-los dispostos em linha reta.

Segundo Luquet a terceira etapa é chamada de “Realismo Intelectual”, é quando a criança representa objetos pelo seu conhecimento intelectual, ela reproduz objetos desenhando o que está dentro do corpo ou de uma casa, por exemplo. Usam legendas, conseguem representar distâncias, profundidade e posições organizando os objetos no espaço usando uma base de referência.

Segundo Piaget o terceiro estágio consiste no estágio operatório concreto, que dura dos sete aos onze anos de idade em média, a criança começa a lidar com conceitos como os números e relações. Esse estágio passa a manifestar-se de modo mais evidente o que coincide (ou deve coincidir) com o início da escolarização formal é caracterizado por uma lógica interna consistente e pela habilidade de solucionar problemas concretos. Neste momento, o declínio no egocentrismo passa a ser mais visível. O declínio do egocentrismo se entende a linguagem que se torna mais socializada, e a criança será capaz de levar em conta o ponto de vista do outro, assim objetos e pessoas passam a ser mais bem explorados nas interações das crianças.

• Por volta dos sete anos, o equilíbrio entre a assimilação e a acomodação torna-se mais estável;

• Surge a capacidade de fazer análises lógicas;

• A criança ultrapassa o egocentrismo, ou seja, dá-se um aumento da empatia com os sentimentos e as atitudes dos outros;

• Mesmo antes deste estágio a criança já é capaz de ordenar uma série de objetos por tamanhos e de comparar dois objetos indicando qual é o maior, mas ainda não é capaz de compreender a propriedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com