TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construção de Escalas Psicométricas

Por:   •  6/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 2

Situação de Aprendizagem

  1. Baseado na leitura do texto, o que você considera mais adequado: construir um novo instrumento psicológico ou traduzir e adaptar um existente em outro país? Trazer à tona os argumentos que o levaram a chegar essa conclusão.

Você precisa construir um instrumento psicológico, escolha o constructo que deseja medir, vá à literatura e mostre as categorias comportamentais que precisam ser analisadas.

R: Constructo psicológico:  Estresse ocupacional.
Categorias comportamentais:  Sobrecarga trabalhista, irritação, competição, abuso de poder, discriminação, autonomia/hierarquia, angústia, comunicação interpessoal.

  1. Conforme o constructo psicológico que resolveu escolher, vá a literatura e procure outros instrumentos que também avaliam o mesmo constructo. Em seguida, explique a importância da validade convergente.

R: A validade convergente é extremamente importante na construção de um instrumento, visto que, quando aplicamos um teste acerca de algum constructo, os resultados obtidos a partir de um ou mais instrumentos devem ser semelhantes, caso contrário, um resultado muito divergente pode denunciar uma elaboração equivocada por algum dos lados.

Instrumento de comparação: Escala de Estresse no Trabalho (EET), versão atestada academicamente e baseada no renomado Indicador de Estresse Ocupacional (Occupational Stress Indicator - OSI 
Artigo: Validação da Escala de Estresse no Trabalho, http://www.scielo.br/pdf/epsic/v9n1/22380.pdf 

  1. Em seguida, procure na literatura um constructo que deve ser divergente do escolhido por você e explique os motivos dele ser divergente. Em seguida, dizer nome ou nomes de instrumentos que avaliam esse constructo divergente.

               Hospital Anxiety and Depression Scale (HAD)

               Escala de Humor de Brunel (Brums)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (59.6 Kb)   docx (212.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com