TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contar Historia;uma Arte Sem Idade De Betty Coelho

Artigos Científicos: Contar Historia;uma Arte Sem Idade De Betty Coelho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  964 Visualizações

Página 1 de 4

No primeiro capítulo intitulado Escolha da história a autora orienta como escolher as histórias para os diferentes públicos em diferentes idades e situações socioeconômicas, levando em consideração também o gosto do contador de histórias, uma vez que, “a escolha da história funciona como uma chave mágica e tem importância decisiva no processo da narrativa” (p. 20).

Neste mesmo capítulo segundo a autora “a história também é assimilada de acordo com o desenvolvimento” (p.15), desta forma ela apresenta as fases de desenvolvimento para a escolha das histórias classificando-as em: fase pré-mágica (até os 3 anos), fase mágica (de 3 à 6 anos), idade escolar (dos 7 anos em diante) e ouvinte peculiar (crianças com algum problema e/ou situação especial). Coelho acrescenta que:

Os livros técnicos de literatura tratam com destaque aspectos básicos referentes a seleção, enquanto nossa abordagem pretende enfatizar a importância de saber escolher o que contar, tendo em vista a quem e o ambiente onde se irá contar (p.19).

Já no segundo capítulo, Estudo da história infantil, traz a importância de entender a essência da história através de um estudo sistematizado do elementos da narrativa (introdução, conflito, enredo, clímax) para que o contador possa apresentá-la perfeitamente. Para a autora:

Quem se propõe a contar uma história e a estuda tendo em vista as características dos elementos que a compõem, adquire maior confiança, familiariza-se com os personagens, vivencia as emoções que poderá transmitir fazendo as adaptações convenientes e trabalhando cada elemento com a devida técnica (p.26).

A música é outro elemento citado por Coelho para enriquecer o ato de contar histórias, podendo acalmar as crianças para o início do “Era uma vez...”. Em função disso “estudar uma história, portanto, é perscrutar-lhe todas as nuances e possibilidades de exploração oral” (p. 24).

No terceiro capítulo, Formas de representação da história, a autora em seus estudos diz que podemos utilizar de diferentes recursos para contar uma história, tudo depende do conteúdo e para quem ela irá ser contada, pois:

[...] cada apresentação tem vantagens especiais, corresponde a determinados objetivos e saber escolher o recurso é fundamental. As formas de apresentação devem ser alternadas e definidas dependendo do local e das circunstâncias (p.46).

O Contador pode enriquecê-la através de uma simples narrativa, usar o livro da história narrada, usar gravuras para ilustrar, o flanelógrafo com imagens para montar a história, desenhos ou até mesmo a interferência com os ouvintes, uma vez que, “cada recurso é valioso em sua peculiaridade, permitindo variar a apresentação e recriar o modo geral” (p.40).

No quarto capítulo, A narração da história, Coelho fala sobre a importância do contador ter consciência de que a história é o centro de toda ação. O contador deve vivenciar o enredo para transmiti-lo com naturalidade, fazendo uso dos elementos que são essenciais para não modificar sua estrutura, evitando constrangimentos e desmotivação à leitura.

A autora ainda acrescenta que “contar histórias é uma prática gratificante, que chega a produzir no narrador uma catarse dos conflitos mais internos” (p.52). Ela também deixa claro que uma história bem sucedida deve ter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com