TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuição academica

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

A pedagogia no embate entre modernidade e pós- modernidade:

O texto de Giroux (1993) para esse autor, a teoria e a pratica educacional vigentes estão estreitamente ligadas à linguagem e aos pressupostos do modernismo.

             O modernismo está longe de estar morto; suas categoria centrais estão simplesmente sendo escritas no interior de uma pluralidade de narrativas que estão tentando enfrentar o conjunto deconfigurações sociais, politicas, técnicas e cientificas que constituem a era atual .(p.47)

Para Lyotard, o pós-modernismo designa um movimento de rejeição das grandes narrativas, das teorias globalizantes, das filosofias metafísicas.

Para Jameson, o pós-modernismo é visto como expressão da lógica cultural do capital, um estágio do chamado capitalismo tardio.

Juntando essas duas interpretações e aduzindo outras, Giroux agrupa características da condição pós-moderna, que sintetizarei á minha maneira:

  1. Do ponto de vista filosófico, o pós-modernismo rejeita cartas ideias mestras formuladas no âmbito do iluminismo e da tradição filosófica ocidental.
  2. Do ponto de vista econômico, há uma desconcentração do capital , com a internacionalização dos mercados.
  3. Do ponto de vista politico, reduz-se a crença moderna no estado-Nação, à medida que as forças de produção que conduzem a economia global estão cada vez mais se dispersando por meio do multinacionalismo das empresas, inclusive fora do bloco das nações industrializadas ocidentais.
  4. Do ponto de vista cultural há mudanças nas formas de produção, circulação econsumo da cultura dentro de um remapeamento e uma contestação dos ideais modernistas da racionalidade, da totalidade, da verdade, do progresso, de uma razão universal sobre o lugar do indivíduo na historia e na sociedade.

Werner Market (1986) trata da ciência da educação entre a modernidade e o pós-modernismo. Segundo ele, o pós-modernismo põe em questão as orientações teóricas tradicionais da ciência da educação: iluminismo, autonomia, subjetividade, emancipação.

Se a pedagogia é fruto da modernidade, com testar a modernidade é contestar a pedagogia.

Market analisa, também a tese pós-modernista de que o impacto dos avanços tecnológicos na educação estará provocando uma crise no coneito de formação, afetando a auto compreensão do sujeito.

Sérgio P. Rouanet, no artigo “do pós-moderno ao neomoderno” (1986), fala de uma síndrome de “pós” a nossa época: pós-historia, pós-estruturalismo, pós-industrial.

Rouanet, entretanto, pergunta:a modernidade de fato  envelheceu? Existe uma ruptura real que separa a modernidade e a pós-modernidade?

Obs: em outro slide

Se não há uma ruptura real entre o moderno e o pós-moderno, qual é o fenômeno  do qual está se tornando consciência?

O programa neomoderno de Rouanet quer retornar o sentido autêntico da modernidade, contestar a modernidade atual com base nas suas intenções iniciais, opor-se às fantasias pós-modernas com um programa inflexivelmente moderno, no sentido de concretizar aquelas esperanças anunciado no projeto de modernidade.

Autores brasileiros têm refletido de forma mais pontual sobre a questão da educação anteo embate modernidade/ pós-modernidade. Paulo Ghiraldelli Jr.Vem insistindo em seus últimos trabalhos nas necessidade de o discurso pedagógico enfrentar os temas atuais de problemática social e filosófica contemporâneas para além do seu atrelamento a paradigmas teóricos da modernidade(1994,1995).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com