TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Correlação Do Filme " O Som Do Coração" Com TDAH

Pesquisas Acadêmicas: Correlação Do Filme " O Som Do Coração" Com TDAH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  6.252 Visualizações

Página 1 de 3

Temos por objetivo, realizar uma correlação entre o filme “O som do coração” e as questões que envolvem o TDAH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade).

Vivemos cercados de objetos, sons e imagens, é preciso estar atento para processar tantas informações, alguns não conseguem, se atrapalham, são desatentos e impulsivos, neste caso, esses indivíduos são portadores de TDAH.

Analisando o filme, pudemos relacionar características típicas deste transtorno em August, um garoto inteligente, que herdou habilidades e gosto musical dos pais, porém, têm dificuldades em separar a fantasia da realidade, exercendo uma característica marcante deste transtorno, parecendo estar no “mundo da lua”.

A música têm muita importância na vida de August, ele têm sensibilidade para senti-la, descrevendo poder ouvir em qualquer lugar; no vento, no ar, na luz, afirmando que está ao nosso redor.

Uma cena que observamos bem esta questão, é o momento em que o garoto chega à cidade, ao ouvir o som dos carros, buzinas, sinos, vento, pássaros, ele faz da união dos sons, um momento mágico, dando a impressão de poder possuí-las em uma única melodia, na emoção deste momento, ele perde o contato do assistente social, que para ele, era de extrema importância e por pouco não é atropelado. A desatenção toma conta do seu “eu”, fruto do desequilíbrio de fatores internos do sujeito, no seu organismo e corpo.

Como a desatenção, a impulsividade também é uma característica muito importante, ela se mostra em Auguts, em diversos momentos, em especial, nas cenas em que ao caminhar, o garoto se esbarra nas pessoas, parecendo não enxergá-las.

Ao estudarmos o TDAH, conhecemos a fundo o desenvolvimento da atenção, o mesmo é dividido em dois momentos, a atenção involuntária e voluntária. No caso da involuntária, podemos dar o exemplo da cena em que o August, ainda bebê, está na maternidade, o som que toca, lhe chama atenção e automaticamente seus braços se movimentam, assim mostrando, que qualquer coisa que desperte a atenção não consciente no individuo, e sim, por reflexos ou instinto, é considerado uma atenção involuntária. Já a atenção voluntária, ocorre por interesse do sujeito em determinado assunto, por meio do desenvolvimento cultural, porém, os níveis de atenção podem ser ampliados e até mesmo generalizados, por meios de jogos e atividades lúdicas. A atenção voluntária pode ser dividida em: atenção alternada, atenção dividida e atenção seletiva.

A atenção alternada refere-se à capacidade de substituir um estimulo por outro, como na cena em que August está caminhando sem rumo, perdido em meio a um transito, e o som de um menino cantando e tocando lhe chamam a atenção, nesse momento, ele muda seu foco atencional, substituindo o estímulo da atenção das informações ao seu redor, para atender apenas o som que te impressiona.

Já na atenção dividida, é possível fazer várias atividades ao mesmo tempo, como por exemplo, na cena em que o garoto está ensinando seus alunos e tocando ao mesmo tempo. Podemos ressaltar que cada vez mais, essa atenção está presente em nossa geração, por conta de toda a tecnologia que temos em nossas mãos.

Na atenção seletiva, temos a capacidade do cérebro, de selecionar informações importantes e fazer com que as irrelevantes sejam ignoradas.As informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com