TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crítica filme que horas ela volta

Por:   •  30/11/2015  •  Resenha  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  1.516 Visualizações

Página 1 de 2

TEXTO DISCURSIVO – FILME: “QUE HORAS ELA VOLTA?

 O filme “Que horas ela volta?” trata de diversos assuntos presentes no nosso cotidiano, inclusive os que foram solicitados para abordagem como Globalização, Desigualdade Social, Política, Moral e Ética e Subjetividade.

A Globalização e a Desigualdade Social estão presentes na relação entre a Val (personagem que faz o papel de empregada da família) e Bárbara (personagem que faz o papel de mãe e chefe). O filme conta a história de Jéssica, filha de Val que, depois de 13 anos morando em Pernambuco, cidade em que foi deixada pela mãe, resolve ir atrás de seu maior sonho: Prestar Vestibular para o curso de Arquitetura em uma das faculdades mais renomadas de São Paulo, porém, seu perfil sócio-econômico não se enquadra nos padrões dos alunos da faculdade, já que além de ser negra, é de classe média baixa, pré julgada como incapaz de ser aprovada no vestibular.

Quanto aos temas de Ética e Moral e Subjetividade, é possível notar em uma cena em que Jéssica chega até a nova casa, esta que é dos patrões de Val. Inicialmente é recebida de bom grado pelos patrões de sua mãe, mas, ao decorrer do filme, Jéssica comete atitudes que, para a cultura brasileira, são julgadas como anti éticas e imorais. Assim que a filha chega na casa, age de forma natural (ao ver dela) e simplesmente se deita na cama de hóspedes, quer sentar-se e fazer as refeições junto com os demais e toma as mesmas atitudes que o próprio filho de Bárbara tomaria.  Ainda, torna-se imoral também a atitude que o pai de Fabinho (filho de Bárbara) toma em relação a Jéssica, já que desperta  interesse físico e por vezes perde-se dentro de seu próprio relacionamento.

Por fim, o filme aborda ainda questões como o preconceito com os integrantes das classes média e baixa, o desrespeito imposto pelos patrões em sua relação com os empregados, as reações tomadas de forma autêntica e verdadeiras dos funcionários diante uma situação inusitada (tomo como exemplo a cena em que Bárbara simplesmente ignora o pedido de sua funcionária para conversar sobre Jéssica), entre outros temas presente atualmente em nossa sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com