TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme - Que horas ela Volta

Por:   •  18/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  1.795 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha do filme “Que horas ela Volta”

O filme que horas ela volta retrata a história de Val, uma mulher que saiu do interior de Pernambuco para trabalhar em São Paulo em busca de um futuro melhor para sua filha Jéssica, a história em questão retrata a vida de muitos brasileiros que se entregam a trabalho, e muitas vezes criam e cuidam dos filhos dos outros e em contrapartida seus próprios filhos são criados por outras pessoas.

No caso de Val sua filha Jéssica foi criada por sua amiga Sandra, enquanto ela cuida de Fabinho na casa de Barbara por período integral. Fabinho coloca em questão o titulo do filme quando pergunta a Val onde está sua mãe e ‘Que horas ela volta’.

Passados dez anos Fabinho irá prestar vestibular, nesse período Val é surpreendida com um telefonema de Jéssica dizendo que vai para são Paulo prestar vestibular, ela fica feliz mais ao mesmo tempo preocupada de como a filha será recebida pelos patrões e como será sua estadia por lá.

Jéssica é muito bem recebida pelos patrões de Val, que dizem ter a empregada como uma pessoa da família, situação que muda logo que a menina começa a transitar em todos os ambientes da casa, deixando Barbara muito incomodada a ponto de pedir para Val manter Jessica da porta da cozinha para lá.

A filha de Val se cansa de tal situação e vai embora um dia antes do vestibular, deixando a mãe desolada e preocupada para onde ela vai e se vai perder a prova. Chega  dia d vestibular, Fabinho sai para fazer aprova acompanhado da família, mais tarde de volta a família confere o gabarito constatando a reprovação de Fabinho.Val abraça Fabinho e o consola,em seguida Barbara entra no quarto e quer abraçar o filho que na aceita o carinho da mãe que pergunta porque ele aceita o abraço de Val e o dela não.

Val entra no quarta emocionada e diz que Jéssica passou n vestibular com 68 pontos, Bárbara diz para ela não se animar muito porque ainda tem a segunda fase e Fabinho parabeniza Val.

Nessa fase d o filme Val começa repensar sua vida, e ver que existem novas possibilidades para ela.

Observa-se em dados momentos, principalmente na hora em que Val fala com a filha a telefone e entra na piscina vazia que a relação dela com s patrões nunca passou de uma simples relação trabalho e que ela nunca foi tratada como se da família fosse.

Vê-se também uma relação quase que de trabalho escravo, percebe-se bem isso no momento em que aparecem as grades da janela d quarto de Val sob seu rosto enquanto fala com a filha ao telefone, a cena em questão mostra que Val  esta presa  aquela situação de vida.

O Filme para mim retrata que  o trabalhador domestico não  tem a menor relevância ,acredito que por uma questão social de diferenças impostas por uma sociedade hipócrita .Quando na realidade  o empregado doméstico é uma categoria de suma importância para a sociedade, Principalmente para mulheres como a Barbara que dependem de seus empregadas para manterem sua rotina d lar em ordem ,enquanto elas se dedicam a carreira que escolheram e que as mantem por muitas vezes por tempo integral fora de suas casas e longe dos filhos.

No final do filme Val decide pedir demissão para cuidar da filha e do neto, e com tal decisão percebo em Val uma sensação de liberdade e felicidade por poder tomar um café em sua própria casa e sentar e pensar na vida junto com a filha, coisa que acredito ela tinha muita saudade.

Devemos fazer alusão à lei de forma que não venhamos a violar  os direitos e deveres dos trabalhadores domésticos.

Podemos citar definições de trabalho doméstico, Alice monteiro de Barros no Capitulo IX, paginas 221 a 248  do livro Curso de Direito do trabalho décima edição atualizada por Jessé Claudio Franco ode Alencar fala da Evolução legislativa  do conceito das modalidades que equiparam-se ao trabalho doméstico,férias,folgas e demais direitos e deveres dos trabalhadores englobando o trabalho proposto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com