TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme Ele Esta de Volta

Por:   •  24/4/2017  •  Resenha  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

Este filme soube representar bem o populismo de extrema-direita voltou com tudo no século XXI. Imaginar que Hitler pudesse estar vivo nos dias atuais, neste filme faz a gente repensar de como seria a Politica em nosso Estado. Quando o filme se inicia, é possível ver como seria a reação das pessoas ao ver e ouvir suas ideias, sobre a Politica, Sociedade e o Individuo, o que choca e trás as pessoas para uma reflexão.

Neste filme, ele reaparece magicamente em um jardim, ao lado do local onde estava o bunker, onde ele teria se matado no final da Segunda Guerra Mundial.  Quem o vê, se assusta, pois é uma réplica perfeita de Hitler em seu quepe e uniforme, todos ficam confusos e estranham. Mais em todo o momento ele diz a verdade só que ninguém quer acreditar, é quando um rapaz da TV vê a oportunidade de se dar bem dentro da emissora da TV, e Hitler vê neste momento uma oportunidade de poder.

Hitler é recebido como um comediante que não consegue sair do papel e vira uma celebridade midiática. Mas embora ninguém pareça estar levando a sério, ele prepara planos para finalmente construir o Terceiro Reich através da melhor invenção que veio depois da TV o cinema.

É dito por ele em um momento do filme “bom material de trabalho pela frente”: uma sociedade totalmente medíocres e idiotas. Para ele, a Direita nunca leu seu livro e skinheads não passam de “fracotes”.

 “O povo está calado, mas com raiva. Frustrado com as condições de vida, com em 1930. Mas na época não havia um termo para isso: analfabetismo político” faz Hitler o diagnóstico da Alemanha atual. E os diversos Hitlers que a História criou e os que ainda serão criados sempre se aproveitarão disso: aos analfabetos, a canastrice da propaganda política.

Foi notável a facilidade como pessoais normais expressavam suas opiniões diante de um homem vestido de Hitler. Em um momento do filme Hitler fala: “Não podem se desfazer de mim, eu faço parte de todos vocês!”.

E mostra que ele consegue com seus objetivos, pois as pessoas passam a gostar tanto dele, que tiram fotos, cumprimentam, fazem questão, ele conquista o povo, e reúne seguidores para formar seu terceiro reich e grava o filme e parte para sua próxima conquista com a editora da TV que lhe deu a oportunidade, já o moço, fica preso pois ele descobriu toda a verdade, e para não estragar com seus planos, acaba em um hospital psiquiátrico.

Tocqueville e Mill haviam ensinado que havia um movimento histórico e social irrefreável de democratização, que levava, no plano social, o indivíduos faz com que cada geração seja mais submetida à tirania  nas sociedades e, no plano político, ao sufrágio universal.

Ainda que de forma discreta, inconfessa, eles exprimiam a ideia, repetida em meados do século por Mill e Tocqueville, de que toda comunidade política inorgânica carecia em seus primeiros tempos uma forma de governo onde todo o poder está concentrado em apenas um governante, de maneira isolada e arbitrária, até que a sociedade conseguisse caminhar com suas próprias pernas Pensando, como Tocqueville e Mill, a partir de um esquema em três etapas de desenvolvimento político – primeiro a ordem, depois o liberalismo e, por fim, a democracia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com