TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Culpa do Sujeito contemporâneo

Por:   •  19/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.701 Palavras (7 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 7

A CULPA DO SUJEITO CONTEMPORÂNEO

  1. Culpa clássica - Freud (auto-agressão)

Existe o caminho normativo, da moral, cultural. Existem desejos que nem sempre estão afinados com esse caminho normativo. O caminho normativo cria uma necessidade, a necessidade de ser reconhecido, de ser visto como cervo. Esse caminho normativo enfrenta a concorrência de outros impulsos, de outros desejos. Eu sei que sou o cervo, porém me da muita tentação de viver essa outra experiência. O que é que Freud identificou como culpa? Exatamente o sujeito ceder a essa outra experiência, que sai do trilho da norma, e uma vez transgressor, uma vez transgredindo o caminho da norma, ele seria punido primeiramente por um agente externo, depois agente esse introjetado e transformado em superego, que passa a me punir. É verdade que o superego freudiano, não é formado apenas pela internalização das ameaças parentais, ele também é formado pela cota de agressividade de cada individuo, que não podendo se exteriorizar, se volta contra o próprio sujeito. Agressividade que eu não posso externalizar, que não posso dirigir para o outro, se volta contra o indivíduo. Você pode ter uma casa com pais liberais, e crianças auto exigentes, até tirânicas. Pois esses filhos precisam compensar a falta de diretriz que pais liberais as vezes transmitem para a criança. Falta de diretriz sendo compensada pela tirania dos filhos. Significa que a minha formação superegóica não depende apenas da introjeção da agressividade dos pais. Saber a norma é uma forma de se adaptar e de se sentir seguro em um ambiente. Então repressões severas podem gerar superegos severos. Ausência total de repressão, podem gerar superegos severos também, pela necessidade de controlar o ambiente. No caso freudiano a culpa era filha da agressão sofrida primeiramente por um fator externo, devido a minha transgressão, existe a lei, existe meu feixe de impulsos e nem sempre se sintonizam perfeitamente com a lei, meu feixe de impulsos faz com que eu tenha algo em mim que queira seguir a lei e algo em mim que queria transgredir a lei. Eu transgrido essa lei, eu sou punido e essa punição inicialmente externa e depois internalizada, ela se transforma e é sentida como culpa. Quando ela vem de fora, explicitamente de fora, sem necessariamente você reproduzi-la dentro de você, a gente faz uma distinção entre vergonha e culpa. A vergonha é você se ver errado perante o olhar do outro, a culpa é você se ver errado perante o seu próprio olhar. Quando ela é externa é como se ela fosse mais vergonha que culpa, porem ela pode ser externa e rebater internamente. Ela é externa, eu não me regularia, mas você que é uma pessoa que considero importante para mim, me regula, ai nessa hora eu tenho vergonha e culpa. Eu tenho vergonha porque você falou, e veio de fora, e tenho culpa porque eu aprovo o que você esta dizendo.

  • Eu tenho uma lei, e eu tenho desejos, e esses desejos contrariam a lei, e ao contrariar a lei, eu me puno, ou alguém me puni e eu legitimo essa punição. Sendo assim essa punição externa no final das contas é interna, ou ninguém me puni mas eu me puno. É muito típico do mundo moderno contemporâneo você dizer para alguém que ela não precisa se culpar por isso, e a pessoa mesmo assim se culpa. Ou seja, o fórum de arbitragem ele é interno. Você não me culpa mas eu me culpo. Na via freudiana tem claramente a existência de um sensor que estabelece a lei, sensor esse introjetado, o que faz ele ser introjetado vai alem da identificação com o outro, tem a ver com minhas cotas agressivas. Mas o fundamental é que, existe a lei, eu acho que forma contraria a lei, por isso me punem ou eu me puno. O sentimento de auto punição, de auto agressão gera o que a gente chama de culpa clássica. Foi a culpa tal como discutido por Freud, na obra freudiana.

  1. Culpa pré-linguística/pré-normativa – Winnicott

A culpa clássica de Freud é pós-lei, já na culpa pré-linguistica winnicottiana você não precisa da norma para haver culpa. Pelo contrario é a culpa que gera a norma. Winnicott vai dizer que o que é que gera a culpa é a dinâmica amorosa-agressiva e não a dinâmica normativa. A culpa é gerada pela dinâmica afetiva, amorosa-agressiva. A criança antes de saber o que é a lei, ela se apega a alguém, esse alguém cuida dela, tem uma relação amorosa de cuidado para com ela, e ela durante um tempo não esta muito preocupada com o outro, morde, puxa, explora, faz e acontece, porque ela ainda não tem a devida noção do objeto total. Eu faço isso porque penso que o outro é meu objeto parcial. Winnicott faz uma diferença entre mãe ambiente e mãe objeto. Aquela mãe que cuida e eu quero preservar é uma, a mãe que exploro, sugo, rasgo... é outra. Quando eu fusiono as duas e percebo que a explora, é também a que eu quero manter, ai isso gera preocupação, sentimento de preocupação, eu não quero perder a mãe que eu amo, ao não querer perder a mãe que eu amo, o que eu faço? eu desenvolvo um sentimento de preocupação para com o outro, esse sentimento de preocupação para winnicott é a base da culpa. Preocupado com mamãe, eu vou atender as expectativas de mamãe, as expectativas normativas de mamãe, o que você quer que eu faça? Contenha a agressão? Não faça xixi na cama? Não morda você? O que vc quer? Então para winnicott a culpa é antes de mais nada um fenômeno emocional, e não normativo. A normatividade da culpa é o acabamento que é dado a ela. Mas sem a base emocional, mera norma seria um ruído, que entraria em um ouvido e sairia pelo outro.

OBS: Freud salientou o elemento do temor, culpa, ameaça... mas winnicott foi mostrar que se eu não amar eu não quero corresponder. É preciso querer corresponder para que a culpa seja eficiente. Cumprir a lei para agradar alguém. Então a culpa se transforma em preocupação. E sua dinâmica passa a ser uma dinâmica afetiva, derivada do jogo do amor e da raiva. Ou do amor e da agressão. A preocupação com o outro é que daria a base para as leis e normas. Para Freud o pai é amado e odiado também, ele é idealizado. Então o que ele faz eu não recebo apenas pela pressão da ameaça, eu recebo também pela pressão do querer agradar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (83.9 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com