TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DA FUNÇÃO AUDITIVA

Exames: DESENVOLVIMENTO DA FUNÇÃO AUDITIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  234 Palavras (1 Páginas)  •  609 Visualizações

Ao nascer a criança só reage a estímulos sonoros de forte intensidade e as suas respostas à detecção do estimulo são respostas reflexas, que com a maturação neurológica irá torna-se a audição funcional do indivíduo.

- Por volta dos 2 meses, com o início do controle da cabeça e da coordenação do controle ocular, a criança passa a manter atenção ao som.

- Dos 4 aos 7 meses, a criança passa a virar a cabeça no plano lateral, para assim localizar a fonte sonora

- Dos 7 aos 9 meses, a criança começa a localizar a fonte sonora diretamente no plano lateral, e indiretamente num plano abaixo.

- Dos 9 a 13 meses, a criança começa a localizar a fonte sonora diretamente no plano lateral, diretamente para baixo, e indiretamente para cima.

- A partir dos 16 meses, a criança localiza a fonte sonora diretamente em ambos planos.

O desenvolvimento de tais etapas, ocorre gradualmente, cada vez necessitando de um estímulo sonoro de menor intensidade para ser percebido.

Como foi dito anteriormente, chama-se etapa pré-verbal, a etapa no qual atravessam os bebês durante os 10 primeiros meses de vida, e é caracterizada por uma atividade sonora predominante lúdica, que inicialmente independente da percepção auditiva, e com o desenvolvimento global da criança irá adaptando-se progressivamente à reprodução do som percebido.

A fase do balbucio se inicia por volta dos três meses de idade e se caracteriza por ser de uma natureza essencialmente lúdica.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com