TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  12/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  1.287 Visualizações

Página 1 de 3

DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS

Conforme Chiavenato (2009, p 16), “desenvolva as pessoas e elas desenvolverão a organização.”

A empresa Ambev valoriza muito seus colaboradores e adota como a técnica a gestão de pessoas. Abaixo segue um exemplo da moderna gestão de pessoas adotada pela empresa.

[pic 1]

Fonte:Chiavenato, pag. 19

Com um RH nada tradicional  a Ambev utiliza a avalição de desempenho em 180º e 360º, além de utilizar a calibração da percepção onde todos os pares apresentam  uma avaliação pessoal das respectivas equipes para o chefe e as pessoas são classificadas pelo potencial, com isso quem se destaca pode ser promovido em até 2 anos.

Para elucidar segundo Chiavenato, ( 2009, p 113), “avaliação de desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada ocupante no cargo, bem como seu potencial de desenvolvimento.”

Pode ser um processo dinâmico que envolve o avaliado e seu gerente, ela também pode resolver problemas de desempenho e  melhorar a qualidade de trabalho e vida dentro das empresas.

As etapas dessa avalição podem ser classificadas da seguinte maneira:

[pic 2]

Fonte: Chiavenato, p 150.

A empresa desafia os funcionários dentro do que eles desejam fazer , mas sempre levando em conta em que a pessoa é boa e no que ela precisa desenvolver.

Investimento forte na formação dos funcionários através da Universidade Ambev por meio de programa de bolsas, cursos técnicos e outras formações de treinamentos.

Com tudo isso a empresa tem um elevado padrão de qualidade conforme foi classificada pela revista VOCE S.A como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar.

Descrição e Análise de Cargos

Conforme Chiavenato ( 2009, p.67) “as descrições dos cargos relacionam as tarefas, deveres e responsabilidades do cargo, enquanto as especificações de cargos estabelecemos requisitos necessários ocupantes”.

Em geral, as descrições dos cargos relata de maneira interpessoal o conteúdo do cargo, enquanto as especificações do cargo fornecem a percepção  da organização  a respeito das qualificações humanas desejáveis para o trabalho, expressas em termos de educação, experiência, iniciativa, responsabilidades, etc. (Chiavenato, 2009).

Segundo Chiavenato (2009, p.68) “ um cargo pode ser conceituado como um conjunto de funções ( composto por tarefas ou atribuições previamente determinadas) que ocupa um posição formal no organograma”

Organograma da empresa Ambev

Abaixo segue o organograma da diretoria da Ambev.

[pic 3]

Fonte: http://pt.slideshare.net/klaun/ambev.

Os métodos mais utilizados para descrição e análise dos cargos são os seguintes:

  • Observação direta;
  • Questionário;
  • Entrevista direta;
  • Métodos Mistos.

Descrição dos cargos

Conforme Chiavenato ( 2009, p. 69) “ é o processo que consiste em enumerar as tarefas ou atribuições que compõem um cargo e que o tornam distinto de todos os outros cargos existentes na organização”.

 Segundo Chiavenato( 2009,p.70) um cargo

“pode ser descrito como uma unidade da organização que consiste em um grupo de deveres e responsabilidades que o tornam separado e distintos de outros cargos. Os deveres e as responsabilidades de um cargo pertencem ao empregado que desempenha o cargo, e proporcionam os meios elos quais os empregados contribuem para o alcance dos objetivos de uma organização”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (239.4 Kb)   docx (538.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com