TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINA: DINÂMICA DE GRUPOS

Por:   •  28/11/2018  •  Artigo  •  1.473 Palavras (6 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 6

DISCIPLINA: DINÂMICA DE GRUPOS

Instruções para o trabalho:

A partir do vivido, neste semestre e articulando com os textos estudados, faça uma reflexão analítica do seu funcionamento e do funcionamento do seu grupo desta disciplina. Utilize como referência de análise os instrumentos, avaliando o total das atividades práticas vividas:

1. Roteiro para observação geral.

2. Roteiro de observação A

3. Roteiro de observação C

4. Como estava o grupo?

5. Meu desempenho na reunião

6. auto-análise do comportamento intragrupal

7. Avaliação final.

Todos estes instrumentos de análise estão publicados no final do livro de Fela Moscovici: "Desenvolvimento Interpessoal". Você deve usá-los para analisar o total da sua experiência, vivida nesta disciplina (embora os instrumentos citados falem em avaliação de "reunião").

Observação:

1. Roteiro para observação geral

DATA: a observação se deu nas aulas ministradas pelo Prof. Wilson para a disciplina de Dinâmica de Grupos HORÁRIO: entre 7:40 e 9:15h da manhã

1. Atmosfera ou clima social da reunião: As reuniões foram agradáveis, cordiais, interessantes e produtivas. Houve uma atmosfera cooperativa em todas elas, sendo que os participantes se mostravam interessados e em alguns momentos descontraídos e divertidos. Uma das alunas que é professora de dança se prontificou a aplicar uma atividade para o grupo, onde foi possível verificar a surpresa e a satisfação nos outros participantes por estarem exercitando o aprendizado com uma colega.

2. Atividades dos participantes: As instruções do professores eram bem entendidas e seguidas, havendo tendência a concordar, polidez. A atmosfera foi muito informal e descontraída, com colchonetes dispostos no chão em círculo. Ao final de todas as reuniões foi entregue um pequeno relatório ao professor descrevendo a experiência, sendo que em todas a programação foi cumprida, comprovando a produtividade nas reuniões. Houve interesse e os participantes deixavam suas impressões e opiniões em todas elas.

Embora houvesse um grupo de meninas que estivessem sempre juntas e conversassem muito, o professor conduziu e contornou de forma sutil e eficiente, sendo que isso não prejudicou as reuniões. Este grupo se manteve junto do início ao fim das reuniões. Ainda que se mantivessem cordiais com todos os membros do grupo, elas se integravam entre si, e pouco com os demais membros, demonstrando-se distantes dos membros que são matriculados em regime parcelado de disciplinas.

3. Expressão de ideias e sentimentos: A aluna Isabela se manifestou em todas as oportunidades, mostrando-se aberta e disposta a travar novos conhecimentos. Ela demonstrou disposição e vontade para se expressar em todas as reuniões. Os demais participantes também se manifestaram com polidez. Houve exposição razoável dos pontos de vista e troca de ideias.

4. Decisões: As decisões se deram por consenso sem muitos debates.

5. Atividades do grupo como um todo: O grupo se mostrou organizado. Não houve uma liderança que se destacasse, sem dominação de membro algum.

O aproveitamento do tempo foi satisfatório. Houve participação de todos.

O entrosamento se deu de forma mais efetiva entre os alunos originais da sala, sendo que alguns matriculados de forma parcelada se entrosaram mais lentamente.

Sempre houve cordialidade. Não houve nenhuma manifestação de agressividade.

Apreciação do observador: Considero que as reuniões foram excelentes, com bom aproveitamento do tempo e com conteúdo claro e bem exposto, sendo que a participação dos membros foi irrestrita.

Em alguns momentos me chamou a atenção o grupo de meninas muito coeso, e falante, o que pareceu se tratar de uma “panelinha”. O grupo como um todo tem um clima bom, e alguns participantes são muitos receptivos, no entanto essa situação me incomodou

Observador: ANA LAURA DIMAS DE FREITAS RABELO

2. Roteiro de observação A

Atmosfera da reunião:

Cada item é avaliado por gradação, sendo 10 o que melhor descreve a opinião do observador e 1 o que menos descreve.

a) Agradável, cordial – 10

b) Tensa, sinais de constrangimento – 1

c) Interessante, movimentada – 10

d) Desinteressante, apática – 1

e) Desagradável, indícios de frustração – 1

f) Sinais de hostilidade, agressividade – 1

g) Polidez e superficialidade – 8

h) Sinceridade e confiança nas manifestações – 8

Atividades e produtividade:

a) Atividades rotineiras, esforços dispersos – 1

b) Progresso em direção aos objetivos – 10

c) Interesse real nas discussões – 8

d) Domínio de alguns membros – 4

e) Autodisciplina nas discussões – 6

f) Decisões por votação – não houve

g) Decisões por consenso – 6

h) Organização do grupo, divisão de tarefas – 8

i) Falta de entendimento geral (grupinhos) – 7

j) Liderança definida, atuante – 10 (do coordenador, não sugiram lideranças entre os participantes do grupo)

k) Bom aproveitamento do tempo - 10

3. Roteiro de observação C

Modalidades de interação no grupo:

1. Emocionais:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com