TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Grupo da disciplina de Química

Por:   •  19/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.483 Palavras (10 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 10

Escola Secundária Jorge Barbosa - São Vicente

POLIMEROS E SUA APLICAÇÃO NA INDUSTRIA

 Trabalho de Grupo da disciplina de Química

Docente: António Fernandes

[pic 1]

“Todos os polímeros são macromoléculas, porem nem todas as macromoléculas são polímeros”

Elementos do Grupo:

Carlos Cruz

Marisa Neves

Lidiane Sousa

Paulo Ferro

Tamar Monteiro

Índice

INTRODUÇÃO        

Historia dos Polímeros        

Conceito        

Reação de Polimerização        

Reação de Adição        

Reação de Condensação        

Classificação dos Polímeros        

Quanto à natureza da cadeia        

Polímeros de cadeia heterogênea        

Polímeros de cadeia homogénea        

Quanto à estrutura        

Lineares        

Ramificados        

Tridimensionais        

Quanto à apresentação espacial dos monómeros        

Atácticos        

Táticos        

Quanto à ocorrência        

Naturais        

Sintéticos        

Artificiais        

Quanto ao tipo de reação (método de preparação)        

Polímero de Condensação        

Polímeros de Adição        

Quanto à composição        

Copolímeros        

Homopolímeros        

Quanto a morfologia no estado sólido        

Amorfos        

Cristalinos        

Semi-cristalinos        

Tipos de Polímeros        

Termofixos        

Elastómeros        

Termoplásticos        

Nomenclatura        

Polimeros de estrutura complexa – IUPAC:        

Polimeros de estrutura simples – Tradicional        

Propriedades        

Aplicação e Importância na Industria        

Reciclagem        

CONCLUSÃO        

Bibliografia        


INTRODUÇÃO

No âmbito da disciplina de Química foi-nos proposto um trabalho a cerca dos Polímeros e sua Aplicação na indústria. Nós abarcamos vários assuntos em volta dos polímeros tais como: os procedimentos em volta de sua nomenclatura, tipos de polímeros, as suas várias classificações possíveis, como se dá a sua reciclagem. Vimos também o quão e importante e difícil é a produção dessas macromoléculas. Ao iniciarmos o trabalho tivemos em mente que o importante não era apenas fazer um trabalho escrito, mas também sair dele com uma perceção dos vários assuntos que rondam os polímeros, e estar inteiramente dentro do assunto de maneira tal que ao sermos questionados acerca dessas moléculas gigantes do nosso quotidiano não ficássemos indiferentes. Mas o mais importante é que cumpriu-se as exigências do Professor


Historia dos Polímeros

Esses compostos vagueiam há milhares de anos no nosso planeta. O amido é um claro exemplo dessa existência temporal, sendo ele consumido nos períodos da pré-história; ou ainda a celulose (polímero mais abundante na natureza), dá origem ao algodão que já era utilizada no fim do último Período Glacial a cerca de cento e cinquenta mil anos. A partir dos meados do século XIX começou-se a dominar o fabrico de polímeros artificiais, isto é, a partir de macromoléculas naturais passou-se a produzir polímeros. Mas foi só no início do século XX é que o químico Hermann Straudinger veio a publicar um artigo que dizia que os polímeros tais como: a celulose, o amido, as proteínas e a borracha natural seriam uma longa cadeia de unidades que se repetem ligadas por ligações covalentes. Essa descoberta ou afirmação de Hermann Straudinger foi o que o fez ser considerado o Pai da Química dos Polímeros e ser galardoado com o Prémio Nobel em Química no ano de 1953. Com o passar dos anos tornou-se possível a produção de polímeros cada vez mais baratos e sofisticadas graças á desenvoltura dos processos de Polimerização.

Conceito

Polímeros não são nada mais que um aglomerado/conjunto de monómeros (unidades estruturais dos polímeros) que ao repetirem-se variadíssimas vezes vão dar origem às macromoléculas a partir dos processos de polimerização. Podendo ser os polímeros materiais orgânicos ou inorgânicos.

Reação de Polimerização

É uma reação química que consiste na ligação de monómeros (meros) dando origem a polímeros. As reações de polimerização podem ser de duas ordens, podem ser de Adição dando origem a polímeros de adição e Condensação as que dão origem a polímeros de condensação. Geralmente se obtém os monómeros através do petróleo, gás natural, podendo ser possível também obtê-los a partir do CO2, carvão, madeira ou álcool.

Ex:

[pic 2]

Reação de Adição – o monómero é totalmente incorporado no polímero, isto é, não há eliminação de moléculas. Essa reação ocorre entre espécies químicas insaturadas, normalmente com os Alcenos. Vai haver o rompimento da ligação dupla, isso faz com que a molécula fique com espaço, onde se poderá ligar a outro monómero. Há apenas um produto formado, o polímero.

[pic 3]

Ex: 

[pic 4]

Reação de Condensação – neste tipo de reação uma parte do monómero é eliminado, sob a forma de moléculas pequenas como por exemplo H2O (reação de desidratação), HCl, metanol, ácido acético, etc. Essa reação ocorre entre monómeros deferentes. Há produtos secundários formados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (482.3 Kb)   docx (240.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com