TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Departamento de Educação DISTÂNCIA B.Sc. na administração pública

Resenha: Departamento de Educação DISTÂNCIA B.Sc. na administração pública. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/2/2014  •  Resenha  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

MAURO SÉRGIO ROCHA DE SOUZA

Atividade: Resenha crítica

Macapá-Ap

Dezembro/2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

MAURO SÉRGIO ROCHA DE SOUZA

Atividade: Resenha crítica

Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia Organizacional do curso de Bacharelado em Administração Pública como instrumento de avaliação da 2 semana sob a orientação do tutor a distância Talyta turma 09 (Santana) da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP.

Macapá-Ap

Dezembro/2013

Bibliografia:

TREVISAN, Andrei Pittol e VAN BELLEN, Hans Michael. Avaliação de Políticas Públicas: uma revisão teórica de um campo em construção. Rio de Janeiro: Revista de Administração Pública, MAIO/JUNHO 2008 (RAP). 42 (3): P. 529-50.

O artigo aborda um estudo sobre o clima motivacional das organizações a fim de entender a dinâmica organizacional e a influência exercida aos clientes.

A base teórica orientadora do estudo está fundamentada na conceituação de Litwin segunda a qual “o clima representa uma soma de expectativas e valores incentivadores gerados em uma situação” que Schneider e Snyder completam: “Assim, cada individuo percebe ou conceitua sua organização de várias maneiras, dependendo do contexto e do conjunto de informações sobre a organização que são operativas para ele. Ele pode perceber o clima como orientado para o trabalho e orientado para inovações, e apoiador”.

No primeiro momento os autores fazem uma breve contextualização partindo do Seminário do Comportamento na Administração Pública realizado em Brasília.

Em seguida apresenta a contribuição de Claudio de Moura Castro acerca da pesquisa de cunho científico, suas contribuições e a importância do tratamento dado em cada etapa realizada.

Apresenta ainda a contribuição de Davis que chama atenção sobre o contrato psicológico que o empregado faz com a organização ao ser efetivado, abordando a percepção produzida em sua mente face aos desejos econômicos, sociais e psicológicos almejados na organização.

Faz uso da escala proposta por kolb a qual mede os fatores climáticos que explicam os motivos particulares fornecidos pelo clima organizacional.

Isso porque os padrões de desempenho, a clareza dos objetivos organizacionais e a responsabilidade são indicadores de motivo de realização; as recompensas e o apoio e calor humano, indicadores de afiliação enquanto que a conformidade com as normas e a liderança por sua vez são indicadores de motivação para o poder.

Sua base teórica se fundamenta nos conceitos propostos por Litwin acerca da representação do clima organizacional no processo de motivação, complementados por Schneider e Snyder no que diz respeito das diversas maneiras de reconhecer a organização dependendo do contexto na qual estão inseridos.

Na fase da pesquisa os autores seguem na análise segundo a escala proposta por kolb.

Um total de 110 funcionários de um departamento de uma secretaria de estado da região Sul do Brasil foram objeto do estudo proposto.

A pesquisa analisou três motivos sociais básicos – realização, afiliação e poder – seguindo o referencial teórico adotado.

Com os resultados obtidos percebeu-se que o alto escalão apresenta como motivo mais alto a afiliação enquanto que os demais consideram este o ultimo elemento que os motiva.

Os técnicos de nível superior percebem mais poder, assim como o pessoal de serviços gerais enquanto que os técnicos de nível médio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com