TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenhos Animados

Trabalho Universitário: Desenhos Animados. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  9.617 Palavras (39 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 39

INTRODUÇÃO

A presente monografia tem por objetivo analisar desenhos animados na sala de aula como recurso pedagógico utilizado pelo professor. Para isso, foi preciso situar no contexto histórico a evolução tecnológica, analisando as inferências que as novas Tecnologias de Informação e Comunicação trazem à formação do homem, e que vêm produzindo mudanças em toda sociedade. Por esse e outros fatores, esse estudo se justifica como uma tentativa de buscar maiores informações sobre o avanço no processo educacional, ou melhor, sobre uso das novas tecnologias da informação na educação, bem como sua importância.

Atualmente, as ferramentas tecnológicas invadem a maioria dos campos profissionais e lentamente penetram no campo educacional, causando assim, um impacto na vida das pessoas. Esses artefatos vêm interferindo na educação dentro e fora das escolas, pois, também se aprende nas ruas, parques, ônibus e lanchonetes.

Dentre as diversas tecnologias da informação e comunicação, a televisão conquistou um lugar especial na vida das crianças, mostrando o mundo através da tela, transformando hábitos e comportamentos.

A televisão afetou a família e isso interfere na infância, porque as crianças passaram a assistir programas televisivos com maior freqüência, principalmente os desenhos animados; mudaram suas brincadeiras, afetaram seus comportamentos e transformaram suas visões de mundo. Agora, uma das formas do brincar se relaciona diretamente com o que se vê pela e na televisão.

No que se refere às crianças, o desenho animado traz para o mundo infantil todo tipo de fantasias, podendo ser um refúgio nos momentos de frustração, de tristeza e de angústia, que a conduz a um mundo dos efeitos especiais, dos recursos técnicos visuais e sonoros, com figuras visuais e verbais.

Sabe-se que a escola não pode ficar alheia a estas transformações, então, pergunta-se de que forma o professor de educação infantil pode utilizar o desenho animado em sala de aula?

Assim, essa pesquisa está estruturada em dois capítulos. O primeiro capítulo foi embasado em autores como ADORNO, SAMPAIO e LEITE, PRETTO, FERRÉS, SAVIANI, CITELLI, LIBÂNEO e PENTEADO, em que se procura mostrar a presença das tecnologias na sociedade e de que maneira os homens vêm utilizando os meios tecnológicos ao longo da história.

No segundo capítulo, a pesquisa de campo, realizou-se uma observação de como o professor de educação infantil está fazendo o uso do desenho animado em sala de aula, através de um questionário (com questões abertas e fechadas) e distribuídos para 47 professores tendo o retorno de 31. A entrevista foi a segunda coleta de dados, realizada com 2 professoras, selecionadas do questionário. Em seguida foi realizado uma análise dos dados obtidos para melhor compreensão da prática sobre o desenho animado que é utilizado em sala de aula muitas vezes para cobrir imprevistos e na maioria das vezes utilizado como recurso pedagógico como um complemento para enriquecer as aulas.

Assim, conclui-se este trabalho acadêmico, recuperando as principais questões discutidas.

CAPÍTULO I

1 TECNOLOGIA E SOCIEDADE

Desde o final do século XX, o homem vive um momento de profundas transformações nas relações econômicas, sociais e culturais. Em nenhum período anterior pode-se perceber tão grandes avanços em um intervalo de tempo tão pequeno, influenciado, principalmente, pelo desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Esse desenvolvimento tecnológico teve maior força principalmente depois da Segunda Guerra Mundial, em que o aceleramento do processo de inovação tecnológica influenciou as mudanças nas relações sociais.

A Segunda Guerra Mundial foi um marco na diversificação e na expansão das tecnologias que foram desenvolvidas no pós-guerra; os produtos tornaram-se vendáveis e progressivamente necessários para a reconstrução dos países destruídos e reconstrução da economia mundial.

SAMPAIO E LEITE (1999, p.33) afirmam que:

A guerra não destruiu apenas seres humanos, cidades, famílias. Foi responsável pelo rompimento de muitos valores. A partir dessa época, houve um desenvolvimento científico e tecnológico que aumentou a produção, sendo considerado caminho para o crescimento econômico e social. O mundo então passou por rápidas mudanças, quebra de paradigmas e de certezas tidas como absolutas.

A revolução que se desencadeou na década de 50 trouxe como característica principal uma explosão tecnológica que atingiu a todos os setores da sociedade, gerando mudanças velozes em vários campos. A todo o momento é necessário produzir conhecimento para explicar, analisar e atuar em uma realidade que muda constantemente.

O atual contexto, fruto desses acontecimentos, caracteriza-se principalmente, pela rapidez, mutabilidade, pluralidade e presença maciça da tecnologia nos meios de comunicação, nos negócios e na produção de riquezas materiais e de conhecimento.

Esse avanço tecnológico proporcionou algumas vantagens para o desenvolvimento e manutenção do sistema capitalista. Segundo VILLA (in SAMPAIO E LEITE, 1995, p. 35), “a tecnologia removeu a distância que era tida como obstáculo para a expansão do capitalismo, permitindo ampliação e maior rapidez na produção e minimização dos custos”.

Conforme o autor, a tecnologia torna-se, portanto, indispensável para a globalização, ou seja, o processo crescente de integração das economias e das sociedades dos vários países, que tem como características: a produção em massa num ritmo crescente; segmentação do processo produtivo, tornando possível a internacionalização e o controle do processo a distância; produção, vendas, finanças, rendimento; igualação de produtos, hábitos de consumo, etc.

Para CASTELLS (1999, p.51) “as novas tecnologias da informação não são simplesmente ferramentas a serem aplicadas, mas processos a serem desenvolvidos”.

Segundo PRETTO (1996, p.28) “... vivemos numa sociedade planetária, com a circulação da informação constituindo-se num dos seus pilares básicos, referenciados por imagens que são produzidas ininterruptamente e que circulam por •todo o mundo, quase que instantaneamente”. Ou seja, a sociedade da comunicação está trazendo profundas mudanças nos valores da sociedade, visando estabelecer uma nova ordem, com alterações significativas nas relações de produção.

O autor destaca o movimento atual de aproximação entre as grandes empresas do ramo da comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com