TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento

Resenha: Desenvolvimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  Resenha  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 2

O Artigo destaca a importância da leitura, pois através dela se abrem as cortinas para outros mundos e também nas demais disciplinas. A leitura é libertadora, da autonomia para a pessoa a entender as opções do texto e para poder se comunicar conforme a citação. A leitura é uma atividade complexa que envolve o sujeito inteiro: seu cotidiano, sua memória, seus interesses, suas curiosidades, suas intimidades, seus segredos e afetos. Dai a importância da leitura. Se houver maior clareza quanto ao quê e ao como fazer, maiores são as chances de acertar

A leitura vai muito além da simples decodificação dos símbolos. Ela pode ser interpretada de maneiras diferentes nas experiências sensoriais, representações e lembranças do autor. Quem produz é o autor e quem recebe é o receptor. Para elaborar textos usamos a língua, pois a língua que é o veiculo de interação entre o emissor e o receptor.

Para Braga e Silvestre (2002) o texto não existe sem o leitor, é o leitor que constrói o sentido com base em seus conhecimentos. Se alguém escreve um romance e deixar engavetado, aquele romance não existe, existiu somente para o autor, não houve interação com o leitor.

Na teoria de Vygotsky (escritor, filosofo russo) não relaciona a linguagem somente com a aquisição de habilidades cognitivas, mas como resultados das experiências adquiridas ao longo da vida social do indivíduo. Vygotsky argumenta que são experiências adquiridas ao longo da vida, o conhecimento adquirido socialmente no âmbito das relações humanas. Na comunicação que há entre as pessoas não estamos aprendendo a linguagem, estamos adquirindo linguagem

.

Para Frank Smith (1999), o ato de ler possui características: é objetivo, seletivo, antecipatório e é baseado na compreensão. Portanto, o ato de ler passa pela significação, compreensão e interpretação. Nesse sentido a leitura não é neutra, sempre há uma intenção por trás de todo ato de ler.

Este artigo destaca também a importância da biblioteca na escola um espaço/tempo curricular que admite a professores e alunos percursos distinto pelos livros e pela leitura, onde é possível expandir o conhecimento e ampliar os horizontes dos alunos. A biblioteca cria leitores ao desenvolver neles o gosto pelo conhecimento e o gosto pela literatura e artes em geral. É muito importante o aluno freqüentar a biblioteca, tais práticas devem favorecer a emergência de um circuito de leitura entre os alunos, no qual, possa aparecer a diversidade de gostos, interesses, opiniões, critérios de escolhas, formas de ler e de atribuir sentidos ao texto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com