TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento

Dissertações: Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

Idade Desenvolvimento social

06 meses Pode-se notar um interesse positivo das crianças por outras.

10 meses Interesse por outras crianças se torna mais evidente, as crianças dessa idade aparentemente ainda preferem brincar com objetos, mas brincarão uma com a outra se não houver brinquedos disponíveis.

14 a 18 meses Começamos a ver duas ou mais crianças brincando juntas com brinquedos, chamado “brincar paralelo”.

18 meses O brincar mais coordenado, como quando uma criança corre atrás de outra, ou imita a ação de outra com um brinquedo. Por volta dessa mesma idade, os bebês também começam a mostrar preferência por companheiros de brincadeiras.

Essas primeiras interações com os iguais ainda são muito primitivas. Na maior parte do tempo, as crianças dessa idade ignoram os convites dos outros para uma interação, e quando brincam juntas é geralmente em torno de brinquedos comuns.

18 meses aos 2 anos As brincadeiras das crianças mudam de respostas primeiramente sensório-motoras tais como correr ou bater com um martelo de madeira, para brincadeiras, para brincadeiras mais simbólicas e solitárias, tais como fazer de conta que esta dirigindo um carro ou trocar fraldas de uma boneca. Durante esse período, as crianças mostram tipicamente, mais interesse por brinquedos e objetos do que pelas outras crianças que estão na sala, embora muitas vezes elas se aproximem e, em breves encontros, se toquem, sorriam, passem as mãos nos cabelos, imitem uma a outra e troquem brinquedos.

02 a 03 anos a criança constrói seu pensamento e sua identidade através de um processo de imitar a outra pessoa e opor-se a ela. Elas começam a mostrar um interesse real em brincar com outras crianças. Elas se oferecem para ajudar outra criança que esta machucada, oferecem um brinquedo, ou tentam consolar alguém. As crianças dessa idade apresentam apenas um entendimento inicial do fato de que os outros sentem diferentemente dela, mas obviamente compreendem o suficiente sobre as emoções dos outros para responderem de maneira apoiadora e simpática quando veem outras crianças ou adultos machucados ou tristes, este e o chamado comportamento pró-social.

Depois desses anos iniciais, existem varias tendências. As crianças mais velhas tendem mais a compartilhar objetos ou dinheiro com os outros.

Em qualquer idade, as crianças variam muito na quantidade de comportamentos altruístas que apresentam

03 anos A criança manifesta a crise de oposição caracterizada pela necessidade de afirmação e independência, incluindo muitas rivalidades. Será a criança “do contra” que recusa as propostas dos adultos e que frequentemente tem um “não” como resposta.

Nas palavras de Wallon, esta é a “idade negativista do não, do eu, do meu”. Por necessidade de autoafirmação, tenta impor seu ponto de vista pessoal, tenta fazer valer seus caprichos ou sua oposição.

Esse pode ser considerado nos conceitos de Piaget, o egocentrismo. Piaget considerava as crianças pré-operacionais como egocêntricas, incapazes de entender que suas próprias perspectivas, ponto de vista, pensamentos, motivos, intenções e atitudes são diferentes das dos outros. Ele mantinha que o egocentrismo começa a declinar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com