TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento

Por:   •  22/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 3

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SOCIAL EM CRIANÇAS DE 4 MESES A 1 ANO DE IDADE.

Desenvolvimento cognitivo e social é uma ação que promove uma sucessão de estágios e promove mudanças. Muitos são os fatores que promovem o desenvolvimento cognitivo e social de uma criança, principalmente em seu primeiro ano de vida.

Entre os fatores, destacamos a importância de um fator interno, hereditário do sistema nervoso e dos sistemas endócrinos. Mas todas as fases do desenvolvimento contam com diversos fatores incluindo a experiência do indivíduo com objetos, também seu envolvimento social com pessoas que tem como principal meio desenvolver a educação e a linguagem como a transmissão escolar e seu envolvimento familiar. (Sua integração com o meio social em que vive é o principal fator para seu desenvolvimento).

A criança reage ao mundo pelo sensório-motor, a percepção dos movimentos e isso faz com que a criança alicerce sua compreensão sobrea as coisas.

Para um bebê o mundo existe a partir do momento em que ele o vê ou toca dos objetos. A comunicação em seu primeiro ano de vida ocorre basicamente pela imitação que envolve movimentos simples como balançar a cabeça até os mais complexos.

O desenvolvimento futuro de uma criança está ligado a sua saúde mental. A prematuridade pode ser um grande causador de problemas no desenvolvimento do bebê, uma criança prematura está mais propensa a apresentar deficiências cognitivas, pode sofrer internações repentinas e está relacionado a doenças prolongada. As experiências vividas no primeiro ano são decisivas tanto para o desenvolvimento cerebral quanto para as etapas evolutivas posteriores.

O primeiro ano de desenvolvimento da criança é excitante e desafiador para toda família, pois é quando os bebês aprendem a comunicar suas necessidades e pais aprendem como atendê-los:

-Após as primeiras 19 semanas de vida (4 meses) o bebê pode parecer meio impaciente, o bebê chora mais, apresenta mudanças externas de temperamento e quer mais atenção e colo. Consegue alcançar e pegar brinquedos, sacudi-los e colocá-lo na boca. Os sons que o bebê emite se tornam mais nítidos e complexos, consegue fazer alguns sons como “ baba ”, “ dada ”. Tudo cheira, soa e tem gosto diferente agora.

-26 semanas (6 meses) o bebê se torna mas “ difícil ” , já consegue coordenar os movimentos das pernas e braços com o resto do corpo, entende como utilizar os objetos e utiliza isso em suas brincadeiras, fica assustado se a mãe se afasta. O bebê se torna curioso e passa a explorar o universo a sua volta: armários, gavetas, levantar tapetes e também olha para a direção que vem as vozes e consegue imitar alguns sons.

Aos 7 meses o bebê aprende a engatinhar, sente ansiedade com estranhos e pode começar a falar algumas sílabas.

Com 8 meses o bebê se movimenta menos e fala menos, gosta de brincar e protesta se o contato corporal é interrompido, e entende que as coisas podem ser classificadas, por exemplo, sabe o que é comida, animal, aponta objetos e procura objetos escondidos.
Aproximando ao 1 ano de idade o bebê percebe que existe uma ordem nas coisas e atitudes, sabe que o sapato foi feito pra colocar no pé e que os objetos devem ficam em ordem, ganha então uma consciência de suas próprias atitudes. Levanta-se por alguns segundos, movimenta-se mais e entende o “não” e instruções simples, sente ciúmes e reconhece a imagem refletida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com