TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Da Criança

Dissertações: Desenvolvimento Da Criança. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 3

Para a Psicologia, o estudo do desenvolvimento da criança compreende o período que vai desde a concepção.

Desta forma, as mudanças físicas, cognitivas e psicossociais sofridas pela criança ainda no ventre de sua mãe, não são considerados irrelevantes e por este motivo recebem igual importância ao período posterior ao parto.

Entender o período pré-natal ganha relevância por entender-se que o desenvolvimento do organismo pode ser afetado por fatores nutricionais, de saúde e de hábitos da mãe.

O desenvolvimento do ser humano tem início quando ele é apenas uma célula no momento da concepção. Estudos mostram que os nove meses dentro do útero da mãe são os mais importantes para o crescimento e desenvolvimento do indivíduo.

Inicialmente, a criança é uma única célula denominada zigoto, de tamanho aproximado à cabeça do alfinete. As células que se desenvolvem a partir do zigoto são idênticas, porém semanas depois se transformam em múltiplos tipos de células com funções especificas.

Muitos cientistas dividem o desenvolvimento pré-natal em três períodos: o período germinal, o período embrionário e período fetal. O primeiro período compreende a fase em que as células germinativas da mãe e do pai se unem na concepção dando origem ao blastocisto e se estende ate este perder a camada que o envolve e se unir a parede do útero.

O período germinal pode durar de oito a dez dias. O segundo período (embrionário) vai do momento em que o organismo se implanta na parede do útero e vai ate o final da oitava semana. Neste período as células que estavam no interior do blastocisto se organizam dando origem aos primeiros órgãos, nesta fase o cérebro e a parede espinhal já são visíveis, o sistema circulatório já esta em formação e o coração já começa a bater.

O terceiro e ultimo período denominado período fetal inicia-se na nona semana e se estende até o nascimento. No inicio desta fase de desenvolvimento o bebê ganha forma de humano e já apresenta braços, pernas, boca, nariz, olhos e orelhas. Entre os dedos existe uma pequena membrana que desaparecerá a partir da décima semana. Nesta semana (décima) mudanças significativas ocorrem. Nesta semana o sexo da criança definido na concepção começa a ser evidenciado.

O bebê passa da fase de embrião a feto. O rosto já esta formado, e surgem os primeiros botões dentários que darão origem aos dentes. E desaparecem as membranas existentes entro os dedos. Desenvolve-se também sistema nervoso o cérebro e o intestino que podem ser vistos através da pele ainda transparente do bebê. O fígado produz glóbulos vermelhos. Na décima quarta semana os rins produzem urina, o bebê urina no líquido amniótico e o engole novamente.

Entre a décima quinta e a vigésima semana o bebê dobra de tamanho. O esqueleto sofre transformações e a cartilagem antes macia começa a endurecer e virar osso. Os sentidos começam a se desenvolver. Nesta fase o bebê já consegue ouvir os batidos do coração e a voz da mãe.

A partir da vigésima primeira semana o tato e as impressões digitais do bebê se desenvolvem. Os bronquíolos que tornará possível a respiração já estão em formação nos pulmões do bebê. Na vigésima sétima semana as pálpebras já se abrem e aparecem as primeiras papilas gustativas.

No último trimestre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com