TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Infantil Questionario

Artigo: Desenvolvimento Infantil Questionario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  708 Visualizações

Página 1 de 3

1) Explicar as características do pensamento dos estudantes universitários e/ou

adultos jovens?

É nessa fase que as escolhas feitas estabelecem uma base para o resto da vida, nessa fase geralmente as escolhas são feitas sem muitas responsabilidades. Há um pensamento de independência e pensamentos mais aprofundados sobre relacionamentos amorosos, e futuramente uma formação conjugal.

2) Identifique as diferenças entre o pensamento formal e o pensamento pós-formal

proposto por Piaget?

Pensamento formal: É essencialmente baseado na dedução, o caráter funcional é a inversão do que é real e do que é possível. É um pensamento tipicamente concreto e coordenado, inicia se na fase adolescente.

Pensamento pós formal: È uma compreensão de que o conhecimento é naturalmente relativo, e não absoluto, aceitando a contradição como parte da realidade.

3) Qual a relação entre a complexidade substantiva do trabalho e o desenvolvimento

cognitivo?

Estudos indicam que trabalhos substancialmente complexos exigem mais reflexão e julgamento independente, sendo assim, esse tipo de trabalho afeta diretamente no desenvolvimento cognitivo. Cerca de um terço da variação individual nas mudanças da habilidade cognitiva relacionada a idade pode ser atribuída a fatores como ocupação e nível socioeconômico.

4) Descreva os estágios do modelo do Desenvolvimento Cognitivo para o Ciclo da Vida

de Schaie, presentes na vida adulta.

Estagio aquisitivo: (infância e adolescência) nessa fase as crianças e adolescentes adquirem informações e habilidades pelo seu próprio valorou como preparação para a participação na sociedade.

Estagio realizador: (inicio dos 20 anos até o inicio dos 30 anos) os jovens adultos utilizam seus próprios conhecimentos para alcançar metas profissionais e familiares.

Estagio responsável: (final dos 30 ao inicio dos 60 anos) as pessoas de meia idade utilizam a mente para resolver problemas práticos relacionados a outras pessoas, como família ou empregados.

Estagio executivo: ( dos 30 aos 40 anos até a meia idade) as pessoas nesse estagio são responsáveis por sistemas sociais ou movimentos sociais, lidam com relacionamentos complexos. Essa fase pode se sobrepor ao estagio realizador e o estagio responsável.

5) O que é o conhecimento tácito?

Conhecimento tácito é uma forma de conhecimento especifico a cada pessoa em particular, sendo facilmente percebida na pratica cotidiana. Pode ser entendido como aquilo que uma pessoa é capaz de realizar com eficácia e que é adquirido com experiências de vida dessa pessoa.

6) Explicar a diferença entre inteligência fluída e inteligência cristalizada? E como

podemos compreender os ganhos e perdas cognitivas da meia idade a partir desses

dois conceitos?

A inteligência fluida seria uma capacitação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com