TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Intelectual

Casos: Desenvolvimento Intelectual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 2

Questões para responder:

1. Miranda-Neto (et ali, 2004) indica que os pais e professores são os escultores do cérebro infantil e faz uma comparação do cérebro com a argila, mas refuta essa analogia logo em seguida, por quê?

2. Como Helena conseguiu superar o prognóstico médico de que teria graves danos cerebrais?

3. Herança genética ou herança histórico-cultural? O que é mais importante no desenvolvimento e aprendizagem infantil? Justifique analisando o caso de William que tinha pais muito tímidos, mas conseguiu ser eleito o mais engraçado pela turma.

4. Qual o desafio que Helena e Calvin tem em comum?

5. Como o ambiente familiar interferiu nas histórias de James e Rubin?

6. De acordo com o documentário quais são as habilidades necessárias para se ter amigos?

Resposta:

1) De acordo com Miranda Neto, os pais e os professores são os escultores do cérebro infantil, a partir do momento que participam ativamente do processo de desenvolvimento da criança em todos os aspectos: emocional, afetivo e cognitivo, pois se comparado a argila, esse procedimento se torna fundamental para o crescimento, uma vez que, a modelagem com a argila promove na estimulação cerebral, melhoria na alta expressão, na coordenação motora fina, na organização do pensamento, na auto- estima, no relacionamento interpessoal, adquire auto- confiança e descobre potencialidades. Porém, há contradição, pois isso depende muito do ambiente em que a criança está inserida, se ela receber estímulos positivos relacionados para uma boa formação ética e social adequados, isso de fato será reproduzido satisfatoriamente em suas atitudes.

2) Pelo esforço, confiança e dedicação dos pais em acreditar que ela iria sobreviver.

3) A herança genética é a base para a formação e o desenvolvimento da personalidade do indivíduo, porém, a herança histórico-cultural deve fazer parte, complementando, assim, esse processo, pois estimula a ação criativa do indivíduo no meio social.

4) O grande desafio é que eles eram prematuros e tinham dificuldades de se socializar com as outras crianças.

5) O ambiente é preponderante na formação dos filhos. James era um menino muito agressivo, pois o ambiente familiar retratava essa violência, na qual demonstrava essa atitudes perante os colegas e até mesmo com sua irmã. Enquanto Rubin, recebia dos pais muito carinho, amor e dedicada, propiciando à ele uma alimentação diferenciada (óleo de peixe), com intuito de melhorar sua aprendizagem.

6) Um dos caminhos é propiciar um ambiente agradável, motivador, cooperativo, onde as crianças interagem com o meio de modo satisfatório, com limitações, regras e boa conduta, possibilitando assim, um bom desenvolvimento para sua formação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com