TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento da Linguagem na Primeira Infância

Por:   •  17/6/2019  •  Resenha  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho: Desenvolvimento da Linguagem na Primeira Infância

1. Caracteriza a fala pré-linguistica, explicando cada tipo de som.

Precursora da fala linguistica, a fala pré-linguistica é a sequência de emissão de sons, que não são palavras e fazem parte do desenvolvimento inicial da linguagem, esta fase evolue do choro para o arrulho e o balbucio, depois para a imitação acidental e então para a imitação deliberada.

VOCALIZAÇÃO INICIAL

Choro - diferentes tons, padrões e intensidades que sinalizam desde fome, sono ou raiva. (único meio de comunicação de um recém-nascido)

Arrulho - emissão de gritos agudos, gorgolejando e pronuncia da volga "ahhh", nos momentos em que o bebê esta feliz. (inicio entre 6 semanas e 3 meses)

Balbucio - repetição de sequências de consoantes e vogais, como "ma-ma-ma", geralmente confundido com a primeira palavra do bebê, embora parecido com palavras não tem significado para a criança. ( entre 6 e 10 meses)

Imitação acidental-deliberada - a imitação dos sons que ouve dos cuidadores ou do ambiente, deliberadamente sem entende-los, quando possui um repertório de sons encadeia padrões que parecem com uma linguagem, mas parecem não ter sentido ( entre 9 e 10 meses)

2. O que significa a presença dos gestos simbólicos articulados pelo bebê?

Os gestos são parte importante do aprendizado da linguagem. A criança, ao utilizar essa articulação demonstra o entendimento que símbolos podem se referir a objetos, eventos,desejos e condições específicas.

3. O que é holofrase?

Holofrase refere-se a uma única sílaba ou palavra que transmite mais de um significado para o bebê, ela expressa um pensamento completo.

4. No decorrer da primeira infância, as crianças podem restringir e ampliar o significado das palavras. Exemplifique.

Por volta de 13 meses a criança restringe o significado das palavras, compreende que uma palavra representa uma coisa ou um evento especifico, além de supergeneralizar o significado de uma palavra. A adição de novas palavras a seu vocabulário falado é mais lenta.

Como ao receber uma boneca de presente e nomeá-la: "Duda", ao ganhar outra boneca, só depois de algum tempo irá chamar outra boneca de boneca, ou outro nome.

À medida que a criança passa a confiar em suas palavras, o ritmo da fala torna-se mais elaborado, e por volta dos 16 aos 24 meses ocorre um surto ne nomes que amplia a precisão do reconhecimento das palavras.

5. Quais as concepções de Skinner e Chomsky em relação ao desenvolvimento linguístico do bebê?

Para Skinner a linguagem faz parte do aprendizado, como outras experiências. Em sua teoria clássica da aprendizagem, a criança poderia aprender a falar por meio de condicionamento operante, sendo reforçada positivamente por seus cuidadores com sorrisos e elogios sempre que emitissem sons semelhantes a fala adulta, desta forma, aumentaria a probabilidade da criança continuar a produzir estes sons, e os sons diferentes do idioma nativo não deveriam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (34.1 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com