TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dibs a Procura de Si Mesmo

Por:   •  18/4/2016  •  Resenha  •  9.707 Palavras (39 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 39

Prólogo

Introdução

Dibs - Primeiro Contato

Uma criança que demonstra insegurança e desconfiança na relação com as pessoas.

Chegou a escola fechado como se estivesse num casulo, depois de um tempo procurou descobrir o ambiente a sua volta e a explorá-lo, embora a sua interação com as pessoas fosse muito limitada.  

Na escola, Dibs vai paulatinamente mostrando interesse pelo mundo e pelo processo de descoberta. Folheava livros com interesse embora ainda não soubesse ler. Além disso, mostrava interesse por quebra-cabeças, brinquedos e outros materiais disponíveis, dos quais ia se aproximando paulatinamente sem haver a interação e contato direto com outras pessoas, pois esta proximidade mostrava-se conflituosa para ele.

Demonstrava desconforto e deslocamento ao interagir com os colegas e também com os professores.

Em alguns momentos era acometido por acessos de raiva e adotava comportamentos que podiam sugerir certo grau de retardo mental, embora em outros momentos apresentasse reações em algumas atividades que evidenciava um nível de inteligência superior e original.

Capítulo I

O Momento de sair da escola e retornar para casa mostrava-se de grande angústia para Dibs que, ao contrário, não apresentava a mesma reação quando tinha que ir para a escola.

A forma como o motorista e a mãe se comportavam tanto para levá-lo quanto para buscá-lo apontavam um comportamento que desconsiderava o reconhecimento de Dibs como uma pessoa, parecia um fardo a ser entregue na escola e a ser recolhido logo depois.

As atitudes de Dibs frustravam os professores, a psicóloga da escola e o médico, isolava-se num casulo e reagia de forma desconfortável a uma maior proximidade dos outros, em particular do médico com seu jaleco de cor branca, recuando e apontando as mãos numa atitude de querer arranhá-lo se ele viesse até ele.

Uma psicóloga clínica ao chegar a escola e ouvir o relato dos profissionais entrou em contato com a mãe de Dibs expondo todas as dificuldades, ouvindo da mesma que ela e o pai de Dibs já estavam conformados em aceitar que o filho tinha um retardo mental ou lesão cerebral, desconsiderando qualquer influência da sua interação emocional junto ao filho.

Se a escola não pudesse continuar com Dibs a mãe pediu que recomendassem um internato para crianças em condição de excepcionalidade, mostrando que já desconsiderava qualquer possibilidade ou esperança de interagir com o próprio filho.

Hedda, uma das professoras sentia que Dibs estaria próximo de um desabrochar, suas defesas não poderiam resistir por muito mais tempo diante deste conflituoso ambiente psicológico. A psicóloga clínica através de algumas sessões de ludoterapia iria tentar compreender mais o que se passava no universo de Dibs.

Capítulo II

A Psicóloga Clínica observou Dibs em sua interação na sala de aula, vendo que ele se isolava num canto observando todo o ambiente e aos poucos ia se acercando de alguns objetos de interesse por um tempo, logo o substituindo por outro.

Ao pegar um livro a professora para facilitar a análise da Psicóloga tentou um diálogo com Dibs sobre o livro de pássaros que ele estava folheando, sentindo a sua privacidade invadida ele atirou o livro para longee se jogou ao chão inerte como um cadáver, como que querendo dizer ao outro que esquecesse que ele existe.

Desta forma, Dibs expressava o seu profundo desconforto com a interação humana, embora a professora tenha procurado ser gentil e amistosa em sua aproximação.

Participando das atividades ao ar livre, Dibs evidenciava uma descoordenação tanto física quanto emocional em seus movimentos, como se o seu corpo estivesse preso. Ao contrário das outras crianças que corriam, pulavam e se entretinham nas mais diversas atividades e brincadeiras, Dibs ficou em um canto riscando o chão com um graveto, focava a sua atenção num horizonte muito restrito de interesse e isolado dos demais.

No período de descanso, que se seguiu a esta atividade, as crianças voltaram para a sala pegando o seu colchãozinho, Dibs fez o mesmo ficando isolado das demais crianças, momento em que colocou o dedo na boca evidenciando carência afetiva e de contato.

Em seguida ao descanso foi com a Psicóloga que o convidou até a sala de ludoterapia, ambiente no qual ele procurou identificar e expressar verbalmente o nome de todos os objetos e brinquedos que lá estavam.

Identificou também miniaturas de pessoas que formavam uma família, pai, mãe, filho, filha e um bebê.

Olhando uma casa de bonecas, expressou várias vezes a expressão: Portas trancadas, não, de forma sofrida fazendo com que a voz se reduzisse a um leve sussuro.

A reação de Dibs sugeria que ele não gostava de portas fechadas ou trancadas e das paredes que impedem um contato com o exterior.

Retirou os bonecos que representavam os pais da casa e ordenou que fossem para a loja. Ao ver que as paredes da casa podiam ser retiradas, arrancou todas elas mostrando o seu desconforto diante da presença delas, que lhe causava um sentimento de isolamento.

Ao retirar as paredes, Dibs começou a experimentar o alívio de se libertar de condições que o asfixiavam e que construiam barreira psicológicas que o afastava do mundo e das pessoas a sua volta.

No término da sessão de ludoterapia, a psicóloga perguntou para ele se poderia ir sozinho até a sala de aula e ele não se opôs, passando a fazer algo sozinho e de forma segura pela primeira vez.

Percebeu nele uma reação diferente e um certo ar de surpresa e satisfação, passando a edificar uma autonomia emocional para decidir algo e poder agir por si mesmo.

Capítulo III

A Psicóloga Clínica entra em contato com a mãe de Dibs e combina de reunir-se com ela para falar sobre o garoto recebendo o convite para encontrá-la em sua residência.

Ao chegar, percebeu que a casa era uma Mansão Antiga, meticulosamente conservada numa bairro e rua nobre e tradicional da cidade. Pode ouvir ao chegar a voz de Dibs protestando: portas fechadas não.

A casa tinha uma decoração impecável com tudo em seu devido lugar, não parecia um ambiente adequado para que uma criança pudesse viver em liberdade pois a ordem parecia um imperativo geral.

Toda a liberdade e espontaneidade de alguém parecia encontrar uma tão forte disciplina e rigidez imposta que seria impossível alguém expressá-la.

A mãe de Dibs de forma cortês conquanto muito séria, cumprimentou a psicóloga. Serviu-se um chá de forma deslumbrante, um serviço impecável sendo a seguir exposta a situação.

Antecipando-se a qualquer consideração da psicóloga, a mãe de Dibs mostrou-se consciente da gravidade do estado do filho não esperando nenhum milagre ou reversão do seu estado. Contudo, se o filho pudesse de alguma forma ser útil ao desenvolvimento da ciência estaria disposta a colaborar para o avanço de qualquer linha de pesquisa na área do comportamento humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.2 Kb)   pdf (308 Kb)   docx (31.7 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com