TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dinâmica troca de um segredo

Por:   •  12/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  1.204 Visualizações

Página 1 de 2

Amanda Cláudia

Bianca Núbia

Camila Borges

Florence Sifuentes

Stéfane Paula

DINÂMICA DA TROCA DE SEGREDOS

Teorias e Técnicas em Grupo

Prof.: Mônica Combat

Belo Horizonte

2017

OBJETIVO

As dinâmicas podem atuar de diversas maneiras para o desenvolvimento de equipes, dado o seu aspecto lúdico, criativo e espontâneo, visando mudanças comportamentais que possam favorecer o desempenho individual e grupal. 

O objetivo da dinâmica é fortalecer a amizade e a união do grupo, encontrar soluções para problemas, dar a oportunidade para que os participantes exponham um problema sem se identificar.

CARACTERIZAÇÃO E MATERIAIS

Materiais necessários:

  • Folha ou pedaço de papel e uma caneta para cada participante.
  • Recipiente para armazenar as folhas.

A dinâmica deve ser feita com 10 a 30 pessoas. Sua duração é de aproximadamente 45 minutos.

O local a ser utilizado para a realização da dinâmica deverá ser aberto e espaçoso, de maneira com que seja possível todos formarem um círculo. O espaço escolhido foi o pátio.

O papel dos coordenadores é de mediar a fala de todos, de maneira que todos possam falar, e de orientar a todos para que os passos de desenvolvimento da dinâmica sejam seguidos.

DESENVOLVIMENTO

As folhas e as canetas devem ser distribuídas entre os participantes. Todos devem ter uma folha e uma caneta.

Em seguida, se pede para que cada pessoa escreva no papel alguma dificuldade ou problema pessoal que afeta sua rotina. Pede-se para que não se identifiquem e que escrevam com sinceridade.

Posteriormente, quando todos os participantes já terminaram de escrever, os mesmos devem dobrar a folha cuidadosamente para que elas possam ser recolhidas e colocadas no recipiente.

Estando todas as folhas no recipiente, as mesmas devem ser misturadas e redistribuídas de maneira que cada participante pegue uma folha diferente.

Pede-se para que os participantes, um a um, falem sobre o que está escrito na folha que receberam e para que a partir de uma breve reflexão, possam dar alguma solução ou conselho referente ao problema apresentado.

A sinceridade é essencial para o desenvolvimento da dinâmica, os participantes devem encarar a dificuldade como se fosse sua.

PONTOS DE POSSÍVEIS CONFLITOS

Devido se tratar de problemas pessoais, a dinâmica deve ser desenvolvida de maneira a tratar todos os participantes sem que haja julgamentos feitos uns pelos outros. O ambiente deve ser de acolhimento e compreensão.

O papel do coordenador se torna de extrema importância. O mesmo deverá prestar atenção a possíveis conversas paralelas e comentários que possam constranger outros participantes.

REFLEXÕES PROPOSTAS E FECHAMENTO DA DINÂMICA

Como encerramento da dinâmica deve ser falado sobre como todas as pessoas têm dificuldades que, muitas vezes, são parecidas entre si. Destaca-se a importância de se abrir com outras pessoas, explicando como pode ser possível encontrar a solução a partir do ponto de vista de outra pessoa que não está envolvida diretamente com a situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com