TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito da sociedade

Tese: Direito da sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Tese  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

§ 3° Considera-se incapaz de prover a manutenção da pessoa com deficiência ou idosa q família cuja renda mensal per capita seja inferior a ¼ (um quarto) do salário mínimo.

Pois bem, a lei supracitada garante a concessão do benefício assistencial, mediante a comprovação de dois requisitos, ou seja, a pessoa com deficiência e a impossibilidade de prover seus próprios meios de subsistência ou tê-la provido pela família.

No caso em tela, o requerente é portador de deficiência não discernindo, e nem exprimindo sua vontade real, além de inúmeras deficiências físicas/mental visível é impossibilitado de prover seu próprio sustento e totalmente dependente de sua família.

Por sua vez, a família, embora de pronto tenha renda per capita pouco superior ao limite previsto por lei, se dispensada uma maior análise/avaliação acerca da realidade que os envolve é possível observar o estado de necessidade/miserabilidade presente.

Ou seja, um núcleo familiar de quatro pessoas, dentre duas menores de idade, sendo um deles portador de deficiência, com renda mensal de R$1510,45 com despesas de água, luz, alimentação, etc., é notório que jamais conseguirá proporcionar ao requerente, sofredor de tantos males, um tratamento adequado e por consequência uma vida digna.

É visível a necessidade do requerente a concessão do benefício (LOAS), sendo este amparo social o único meio de prover dignamente seu sustento e/ou tratamento, que, aliás, tem como finalidade minimizar a evolução desenfreada de suas moléstias proporcionando, ao menos, uma melhor qualidade d vida.

Nesta esteira, reportamos a garantia do estabelecimento da dignidade humana, inerente a qualquer ser humano, sem qualquer forma de discriminação, que a nossa Lei maior em seu art. 1°, III preceitua um dos pilares que se funda o beneficio assistencial ora pleiteado, não podendo, portanto, aos olhos da realidade presente ser devorada por uma simples regra aritmética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com