TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discussão Sobre O Filme Antes De Partir -Desenvolvimento Humano Da Fase Adulta Segundo Erick Erickson E Piaget

Trabalho Universitário: Discussão Sobre O Filme Antes De Partir -Desenvolvimento Humano Da Fase Adulta Segundo Erick Erickson E Piaget. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  2.071 Visualizações

Página 1 de 4

Discussão sobre o filme Antes de Partir.

1- Comportamento diante da doença (determinantes).

Segundo estudos realizados por Costa e McCrae é em algum ponto entre 21 e 30 anos que a personalidade parece assumir sua forma final e definitiva, portanto ambos os protagonistas do filme, The Bucket List, já haviam construído e consolidado seus respectivos mecanismos conscientes e inconscientes para lidar com um câncer terminal. Edward Cole, self-made man que começou a trabalhar e construir um império financeiro com 16 anos, viu na sua doença uma oportunidade para abandonar suas responsabilidades e gozar de todo o potencial de seu poder aquisitivo. Carter, mecânico que abandonou a faculdade devido a gravidez da sua esposa, e um pai, avô e marido exemplar – ao longo de sua vida criou seus filhos fornecendo apoio emocional e financeiro, além de garantir uma formação acadêmica para cada um de seus três filhos – optou por realizar seus desejos mais íntimos que foram adiados na sua juventude e vida adulta, devido a suas responsabilidades. Ambos os protagonistas abandonaram suas respectivas profissões diante da doença terminal e da perspectiva do comprimento da “lista da bota”.

2- Trabalho e vida adulta: possível reflexões.

O jovem adulto deve lidar com muitas questões de enorme peso em relação a sua vida profissional nessa etapa do desenvolvimento. Escolher uma profissão que será praticada pelo menos até a terceira idade adulta, ter condições socioeconômicas para seguir com suas escolhas, ter aceitação e apoio do seu ciclo social, ser bem-sucedido. Dessa forma a profissão e seus papéis sociais estão intimamente ligados a identidade pessoal. A forma como o personagem Edward Cole se diz uma pessoa única e especial está inteiramente ligada a sua vida profissional, uma vez que o sucesso econômico que ele obteve poucos conquistam. Em oposição, o personagem Carter optou por priorizar sua vida social e familiar, tendo o trabalho em segundo plano, sendo apenas um meio para sustentar sua família.

3- Fase adulta e pensamento.

A etapa de pensamento na fase adulta caracteriza-se como aberta, flexível, adaptativa; faz uso da intuição e da emoção, bem como da lógica; aplica os frutos da experiência a situações ambíguas; é capaz de lidar com a incerteza, com a inconsistência, com a contradição, com a imperfeição e com os paradoxos da vida. Essa etapa é chamada de pós-formal. Este pensamento evidenciou-se na forma que os personagens do filme lidaram com a perspectiva de saberem de suas prováveis datas de óbito e elaborarem formas de realizarem seus desejos mais íntimos, apesar dos obstáculos que suas posições sociais impunham a eles.

4- Pensamento no contexto da prevenção de doenças dos dois pacientes, descreva sobre os aspectos protetivos.

Aspectos protetivos podem ser descritos em suma como hábitos de vida saudáveis, boa alimentação, pratica regular de exercícios físicos, evitar o tabagismo e a manutenção de relacionamentos interpessoais, principalmente os íntimos. No filme o personagem Edward Cole seguia um estilo de vida pautado pelo oposto desses aspectos: bebia, fumava e acima de tudo evitava estabelecer intimidade com outras pessoas, inclusive com os familiares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com