TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversividade Cultural

Trabalho Universitário: Diversividade Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  2.928 Visualizações

Página 1 de 4

Pesquisa e Prática Pedagógica B (Divers. Cultural)

QUESTIONÁRIO PROJETO PEDAGOGICO

3.1 Podemos dizer que o guia, ao contar as histórias, tem consigo a memória coletiva dos fatos que ele aprendeu com as pessoas com as quais convive? O que seria memória coletiva? Qual a base da memória coletiva?

3.2) Em que sentido as crenças populares estão relacionadas às narrativas orais? Como as narrativas orais são transmitidas? Como as crenças surgem em uma determinada sociedade?

3.3) De que maneira as crenças populares ganham vida e se materializam na sociedade? Como surgir a história do lobisomem e de outros entes folclóricos?

3.4) O lobisomem, primeiramente, foi um fato “inventado” e “narrado” por alguém (neste momento devemos pensar na narrativa oral); posteriormente, ganhou vida e, aos poucos, se materializou. A história que era simples foi criando mais corpo, ou seja, diversos elementos foram acrescentados à “lenda”. Hoje, estuda-se o lobisomem como pertencente ao “folclore”. Podemos dizer que o folclore é quase uma Ciência. Explique como devemos entender esse processo, ou seja, como chegamos da oralidade à complexidade do mito na escrita.

3.5) Podemos dizer que “os narradores orais” ainda estão presentes em nossa sociedade?

3.6) O conhecimento sistemático está em oposição às narrativas orais, pois o narrador oral não comprova absolutamente nada do que diz, pois a sociedade que escuta e acredita nas narrativas orais não exige comprovação dos fatos narrados. A característica da “crença” é justamente não ter necessidade de comprovação material. Explique por que o conhecimento que adquirimos a partir das teorias aprendidas estão em oposição às narrativas orais.

3.7) As pessoas que foram educadas na tradição da oralidade, ao entrarem em contato com o conhecimento sistemático, continuam a ver o mundo da mesma maneira?

3.8) O guia em um determinado momento diz:” Muito bom, Senhô! No passeio de hoje aprendi bastante e poderei explicar para outros turistas!”. A aprendizagem à qual se refere o guia terá quais consequências se for aplicada nas explicações aos turistas e se for levada para a comunidade à qual pertence o guia?

3.9 Questão conclusiva: Em se tratando de você, enquanto futuro profissional, mostre , a partir dos diversos elementos apresentados, como trabalhará em sala de aula o conhecimento sistemático e a Ciência de maneira a respeitar a cultura das diversas narrativas que se transformaram em crenças e superstições. Antes de responder à questão, leia ao texto de Susie Barreto da Silva (Veja o texto na plataforma).

Educação assistemática é um processo de aprendizagem, continuo, tipo de educação que recebe cada individuo durante toda sua vida, tem inicio no seio familiar, aquela que se é dada pelos pais, igrejas, trabalhos, etc.

Em uma aula para alunos de 5º ano eu apresentaria uma planta muito conhecida que desde criança me foi ensinada que é milagrosa para crescer cabelos a babosa.

Perguntarei quantos alunos já viram seus pais, avós, tias e primas passarem babosa nos cabelos. Com certeza sem medo de errar a maioria responderá que já viram ou ouviram falar. Isso porque a receita do creme para os cabelos ainda é muito usada. Para obter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com