TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diário de Bordo

Por:   •  21/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  11.873 Palavras (48 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 48

1° OBSERVAÇÃO INDIVIDUAL

DATA: 15/08/2015

HORÁRIO: 17h30min ATÉ ÁS 19h30min

LOCAL: CAMPO DE FUTEBOL (SOCIETY)

Minha primeira observação foi realizada em um sábado de sol, com poucas nuvens. Escolhi esse dia por ser um final de semana e conseqüentemente muitas pessoas estão de folga e aproveitam o dia para sair um pouco da sua rotina. Como o tema das minhas observações é o Lazer, o local observado é um ambiente bem aconchegante localizado na cidade de Jaguariúna, interior de São Paulo, com área para fazer churrasco, iluminação caso fiquem até tarde jogando bola, um campo de futebol de grama sintética e local onde se podem comprar salgadinhos, água e por fim a cerveja gelada.  Esse dia foi bem tranqüilo, meu namorado mora perto do local observado e sempre joga bola aos fins de semana com os seus amigos e assim aproveitei a oportunidade para começar então a minha primeira observação, no dia-a-dia não tenho costume de ir assistir o jogo, mas por conta das observações que terei que realizar ao longo do semestre, notei que seria um boa idéia. Por volta das 17h30min desci até o campo para enfim dar seqüência a observação. Encontrei diversas pessoas, e percebi que o publico alvo nesse local é muito mais homens, entre 20 á 30 e poucos anos, solteiros e casados com o mesmo objetivo de jogar bola e se distraírem. Observei que qualquer um pode jogar, porém tem que pagar um valor mensal para tal diversão. Por hoje ser sábado o campo de futebol está cheio, observei que eles já se organizam de forma que todos possam jogar, tem até camisetas para diferenciação dos times e se cumprimentam, vejo que ali não existe nenhum tipo de preconceito ou rivalidade fora do campo, pode ser por estarem ali com o mesmo objetivo e enfim começa o jogo.

Penso comigo que não só nos dias de hoje, mas sempre existiu o amor ao futebol, e as reuniões entre as pessoas para jogarem partidas de futebol durante fins de semana ou até mesmo durante a semana. Vejo que a busca pela diversão entre amigos é sempre bem vinda. Imagino que esse fato das pessoas sempre procurar algo para fazer no final de semana está relacionada à semana toda, muitas pessoas ali devem ter trabalhado muito e sem duvida precisam de um pouco de sossego. Eu mesmo a semana mal começa e já fico querendo que passe rápido para assim o final de semana chegar e descansar, dormir até tarde e procurar fazer alguma coisa com meus amigos, namorado e até a família toda reunida já me distrai bastante. Fico me perguntando por que será que muitas pessoas procuram o esporte o futebol para passar seu tempo de folga nos finais de semana, deve ser porque atinge o mais variado público, de todos os estratos sociais, faixas etárias e gêneros e sei que se trata de uma das principais opções de lazer da população de vários países e não só do Brasil.

Creio que todos nos necessitamos de lazer, faz com que nos sentimos bem, é bom para nosso físico e nossa mente, e com certeza faz com que nos sentimos melhores, satisfeitos, afinal precisamos disso, o ser humano tem essa necessidade de se sentir livre, fazer coisas que realmente gostam e de compartilhar momentos bons com quem gostamos. Mas sei também que muitos não conseguem aproveitar, tem pessoas que trabalham de segunda á segunda sem nenhum descanso. E outras que só pensam nisso, em sair e aproveitar a vida. Por isso é bom saber separar as coisas. Ás vezes o que pode ser um lazer pra mim para muitas pessoas não é, ou seja, cada um enxergar o que é bom pra si mesmo.

Enfim durante a observação vejo algumas pessoas que estão jogando reclamando que estão sofrendo faltas, e começou um ofender o outro, acredito que seja pelo fato de que todos ali estão com sangue quente e no agir do momento ficam agressivos e explodem de raiva. Mas logo passa é todos começam a se divertir novamente, depois eles pararam um pouco para descansar e entra um novo time substituindo o time que perdeu. Assim todos jogaram e aproveitaram essa tarde de sábado entre amigos.

Observei aqui no campo que sempre tem aqueles com um físico muito bom e uns gordinhos e a piadinha nunca morre, brincaram com um rapaz um pouco cheinho por ele não conseguir correr muito, sabe que é só brincadeira, mas sinto que por dentro aquele rapaz não fica se sentindo bem, aliás, ninguém no fundo gosta de ser chamado de gordo e de ser zoado. É triste ver pessoas com essas atitudes, mas às vezes falamos coisas ou até agimos e só depois que percebemos que não era o momento para tal atitude. Uma coisa que eu aprendi nunca subestimar uma pessoa nunca se sabe a força que ela tem, e mesmo que ela não saiba fazer isso ou aquilo, todos nos temos facilidades em outra coisa, isso depende de cada um, afinal somos diferentes, com defeitos e qualidades.

Até que fim o jogo acabou por volta das sete e meia e depois marcamos de nos encontrar em um barzinho para jogar conversa fora que também não deixa de ser um super lazer pra quem gosta de sair.

Segundo o conceito de Lazer para Dieckert (1984) ‘o lazer pode ser conceituado como um evento que une os benefícios da prática de esportes (propícios à saúde) com a satisfação proporcionada ao indivíduo que o pratica, propondo a socialização do esporte (lazer, esporte para todos)’. Eu concordo com ele pois o esporte e lazer faz uma combinação rica que nos proporciona saúde e bem estar e também faz com que nos envolvemos com o próximo nos tornando mais sociáveis e comunicativos e no meu ponto de vista até mais humano. E até para as crianças pode ser um fator fundamental de desenvolvimento e de crescimento.

A prática de esportes pode reduzir consideravelmente os riscos de doenças, além de contribuir para uma melhor formação do corpo. Para muitos, serve como busca de um corpo perfeito, já outros acreditam que as atividades físicas são as melhores armas para a manutenção de uma vida relativamente saudável. É importante praticar atividade física regular desde a infância, mas o bem-estar do organismo ficou em segundo plano para muitas pessoas que vivem a constante busca de uma aparência ideal.

         Essa minha primeira observação não sei muito bem o que falar o tema é diferente do que eu estava acostumada e com o tempo e com outras observações que virá vou pegando o jeito e conseguir desenrolar muitas coisas importantes baseadas nesse tema lazer, onde todos nos não resistimos a ele, pois sempre é bem vindo em nossas vidas. E escolhendo o lugar certo ou alguma atividade interessante pode se aproveitar e adquirir experiências e até novos conhecimentos, se cada um se sentir feliz e realizado com aquilo que faz já se torna bem produtiva a atividade realizada. Aproveitando assim a vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (71 Kb)   pdf (328.1 Kb)   docx (43.7 Kb)  
Continuar por mais 47 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com