TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diário de campo

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 3

DIÁRIO DE CAMPO

L’ABRI PRAVIDA

NOME: LISA MARIA SOUSA TAVARES

Data: 13 de agosto de 2015 (quinta-feira).

O atendimento começou às 13h30min como nas outras vezes, o grupo foi composto pelos membros do projeto L’ABRI PRAVIDA, que no dia estavam presentes 14 membros e por três acompanhantes dos pacientes do PRAVIDA, duas mulheres e um homem, as mulheres estavam participando pela primeira vez e o homem já havia participado nas primeiras vezes. No começo apareceu um paciente que estava sendo acompanhando por uma das mulheres, que era sua mãe, ele demonstrou curiosidade, e os membros do projeto permitiram que ele participasse junto a todos, mas ele por ser um dos primeiros a serem atendidos ficou com o pai na recepção.

O processo começou com os três acompanhantes, que ao longo o atendimento são chamados de protagonistas, contando quem estavam acompanhando, e o que os levaram a estarem ali. A primeira protagonista a contar sua história foi A.A que estava acompanhando seu filho de 30 anos, o qual queria participar o grupo no início. Ela relatou que os problemas começaram após o envolvimento de seu filho com uma garota e o posterior término. Ele fazia faculdade e sempre foi muito estudioso, após esse rompimento largou a faculdade, começou a se isolar e depois vieram as crises nas quais quebrava as coisas dentro e casa e a primeira tentativa de suicídio, ela contou muito emocionada e com detalhes como ocorreu e como ela se sentiu no momento que o encontrou após a tentativa.

Depois de A.A. fazer seu relato L., a outra protagonista, nos falou que acompanhava seu filho de 24 anos, ele também sempre foi muito estudioso, chegando a passar num vestibular para medicina no estado onde seu pai, atualmente separado de sua mãe mora. Por causa da homossexualidade do filho, o pai não o aceita de forma alguma, chegando à expulsa-lo de casa, o que fez com que ele desistisse do curso que ele tanto queria. Depois ele chegou a passar no curso de direito, mas frequentou pouco tempo e desistiu por não se sentir confortável com as outras pessoas do curso. Hoje ele mora sozinho e trabalha no período da noite, vive um relacionamento um pouco complicado com um rapaz, e a mãe deixou claro várias vezes o quão forte é o relacionamento de mãe e filho, depois da tentativa dele e suicídio ela tem medo e deixa-lo só e procura sempre passar um tempo com ele. Ela ter câncer também fragilizou o emocional de ambos. L. também se emocionou bastante ao contar sua história.

 O último protagonista E. que já havia participado nas outras vezes, nos relembrou a história de sua filha de 38 anos que não mantem um bom relacionamento com a mãe. Diferentemente dos ouros pacientes, ela nunca quis ou não teve oportunidade e fazer faculdade. Já está frequentando o PRAVIDA há um tempo e está tendo uma melhora no seu caso.

A primeira protagonista A.A não pode ficar até o final, ela saiu para acompanhar seu filho no atendimento e não retornou.

 Depois a professora Susana pediu para que cada acompanhante escolhesse uma pessoa na sala que representasse o seu respectivo filho (a), após a escolha a sala foi dividida em duas partes: os filhos, compostos pelos alunos participantes do projeto e os pais composto pelos protagonistas e a professora Susana. Cada grupo pode se expressar e falar um pouco dos seus anseios em estar naquela posição, trazendo experiências pessoais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com