TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças relacionadas com o Hipotireoidismo

Por:   •  12/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.247 Palavras (9 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1. Características da doença                                                              03

2.  Causas                                                                                        03

3. Doenças relacionadas com o Hipotireoidismo                                      05

 4. Sintomas                                                                                      04

5. Diagnóstico                                                                               05

6. Tratamento                                                                              06

7. Atuação do Psicólogo                                               _                              07

8. Prevenção                                                                              07

9. Incidência da população                                                              07

10. Bibliografia e fontes                                                                       08

Hipotireoidismo

  1. Característica da doença

A tireoide é uma glândula localizada na região anterior do pescoço e próxima a traqueia. É um órgão do nosso sistema endócrino responsável pela produção dos hormônios que controlam o metabolismo.

O processo começa na hipófise ou glândula pituária, que envia o TSH (hormônio tiroestimulante), em quantidades que estimulam a tireoide a produzir os niveis necessários de T3 (hormônio triiodotironina) o T4 (hormônio tetraiodotironina) para manter o perfeito funcionamento das funções metabólicas.

Quando o T3 e o T4 estão em baixa, o TSH aumenta, e quando o T3 e T4 estão em alta, a hipófise deixa de produzir TSH.

O Hipotireoidismo é uma doença causada por um distúrbio da glândula tireoide, que consequentemente não produz hormônios em quantidades satisfatórias ao organismo humano. Essa disfunção da tireoide pode ser subclínica (aguda), ou clínica (crônica).

A forma clínica mais comum é o hipotireoidismo primário, ocasionado pela falência absoluta da glândula, por autoimunização, onde os próprios anticorpos atacam e destroem a glândula, conhecida também como Tireoidite de Hashimoto.

Em menor escala, temos também o hipotireoidismo central, resultante de prejuízos na produção do TSH pela hipófise.

A forma subclínica da doença, também conhecida como hipotireoidismo mínimo, se verifica quando a taxa de TSH está elevada, mas os níveis de T3 e T4 estão normais.
Também se verifica a versão congênita da doença.

  1. Causas

Tireoidite de Hashimoto

Doença autoimune, ocasionada por um erro cometido pelo nosso sistema imunológico, que fabrica anticorpos para atacar e destruir as células da tireoide, acarreando diminuição na produção dos hormônios T3 e T4 ou falência total da glândula.

Recebe esse nome devido ao médico japonês Y. Hashimoto  responsável pelos estudos na área publicados em 1909 na revista alemã "Arkiv von Pathologie".

De origem genética, esse tipo de doença incide oito vezes mais em mulheres do que em homens, provavelmente devido a oscilações hormonais na gestação e menopausa.

Existem vários gatilhos que podem desencadear a Tireoidite de Hashimoto, como a deficiência de iodo, exposição a radiação, câncer, infecções graves e intervenções cirúrgicas.

Hipotireoidismo congênito

O problema se inicia na gestação, decorrente da má formação da tireoide no feto. Em alguns casos, a criança pode não apresentar nenhum sintoma da doença logo após o nascimento, ocasionando até uma deficiência cognitiva severa. Por isso e outros motivos o teste do pezinho é primordial, pois nele é possível detectar de imediato o hipotireoidismo congênito e iniciar o tratamento adequado o quanto antes.

Gestação
A mulher que possui o hipotireoidismo e ainda não trata da maneira correta, provavelmente terá problemas de fertilidade. E caso a fecundação venha acontecer, é grande o risco de prejuízos no desenvolvimento do cérebro do feto, e também de eclampsia e parto prematuro. Se a doença estiver sobre controle, nem a mamãe e nem o bebê correrão risco.

O pós-parto pode também desencadear o hipotireoidismo, principalmente se houver predisposição genética.

Iodo

A deficiência desse mineral é um gatilho para o hipotireoidismo subclínico. No Brasil, devido a lei nº 6.150 de 3 de dezembro de 1974, é obrigatório a adição de iodo no sal de cozinha e proibido a comercialização do produto sem que ele esteja iodado. Antes dessa lei, casos de bócio eram bem comuns, devido ao aumento significativo da tireoide que precisa do iodo para manter seu funcionamento.

Lítio

Transtornos psiquiátricos e hipotireoidismo se estreitam na medida em que utiliza-se medicação a base de lítio a longo prazo, principalmente em casos de transtorno bipolar. Verifica-se duas possibilidades, a primeira seria que de fato causaria a autoimunização e a segunda que ele retiraria anticorpos de seus sítios de ligação na tireoide, tornando-os detectáveis.

Depressão, fobia social e desordens de sono. 

Foi descoberta uma ligação entre a tireoidite de Hashimoto e altas frequências de episódios depressivos ao longo da vida, transtorno de ansiedade generalizada, fobia social e desordens de sono (insônia).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (164.9 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com