TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENTREVISTA AO FISIOTERAPEUTA COM ESPECIALIZAÇÃO NEUROFUNCIONAL

Por:   •  2/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO DE PSICOLOGIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ENTREVISTA AO FISIOTERAPEUTA COM ESPECIALIZAÇÃO

NEUROFUNCIONAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Trabalho proposto por prof°.: Maria de Fatima

Grupo: Bianca Andrade;

            Diana Maria;

            Lalleska Gomes e

            Virgínia Souza.

 

 

Introdução

O relacionamento entre fisioterapeuta e paciente deve ser considerado fator importante no processo de reabilitação, apresentando interação mútua dos envolvidos, provendo consequentemente resultados positivos. A inclusão de um psicólogo durante o tratamento, facilita essa interação e promove autoconfiança e motivação para continuar o tratamento.

Objetivo

Investigar a relação da psicologia na área da fisioterapia neurofuncional. Com a finalidade de apresentar a relação estabelecida entre fisioterapeuta e paciente, como um aspecto fundamental do processo de tratamento fisioterapêutico, e análise do paciente na adaptação do seu sistema neuromotor lesionado, para efetivar a promoção do movimento funcional.

Metodologia

Este questionário foi proposto por Maria de Fátima, professora de psicologia aplicada à fisioterapia, para pesquisa e entrevista do tema: Psicologia na área da fisioterapia neurofuncional. A participante Aline Noemi, fisioterapeuta neurofuncional, CREFITO 209435-F, lotada no Real Hospital Português;  respondeu a uma entrevista semiestruturada contendo tópicos referentes aos artigos: O papel da atenção na fisioterapia neurofuniconal e O relacionamento interpessoal e a adesão na fisioterapia.

Considerações finais

A presente pesquisa tem caráter qualitativo e, portanto, são respostas referentes ao conhecimento e experiências do profissional. O estudo pôde compreender, com base na percepção do fisioterapeuta que o relacionamento entre aquele que trata e aquele que é tratado, indica a qualidade da relação entre ambos, logo, é fundamental no processo de tratamento das lesões.

Referências

http://www.scielo.br/pdf/fm/v24n4/20.pdf

http://www.scielo.br/pdf/fp/v18n2/16.pdf

Entrevista

  1. Qual o objetivo da Fisioterapia Neurofuncional no processo de reabilitação?

A fisioterapia neurofuncional é uma especialidade que age de forma preventiva, terapêutica ou paliativa nas sequelas decorrentes de danos ao sistema nervoso. Seu objetivo é desenvolver a capacidade funcional de modo que proporcione ao paciente a reabilitação e realização das suas AVD’s (atividades do cotidiano).

  1. De que forma é prestada a atenção ao comportamento motor do paciente durante o tratamento das lesões neurológicas?

Identificando as respostas adquiridas durante o tratamento e corrigindo padrões neurológicos antes não avaliados, para melhor resultado a partir da análise constante da consulta do paciente ao fisioterapeuta.

  1. Como são formuladas estratégias para o desenvolvimento do tratamento de pacientes com A.V.E. (Acidente Vascular Encefálico)?

São formuladas de acordo com as deficientes apresentadas pelo paciente. As primeiras semanas são cruciais, pois durante esse período é importante estimular e usar o potencial do próprio paciente para sua reabilitação. Atividades para ganho e manutenção da amplitude de movimento; ensinar ao paciente como não agir de maneira desnecessária e potencialmente perigosa, com parte que não está afetada, entre outras técnicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (78.7 Kb)   docx (105.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com