TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO DE CONTEXTOS E ESPAÇOS EDUCATIVOS

Trabalho Universitário: ESTAGIO DE CONTEXTOS E ESPAÇOS EDUCATIVOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 3

Definição

Pedagogia é uma ciência ou disciplina do ensino que começou a se desenvolver no século XIX. A pedagogia estuda diversos temas relacionados à educação, tanto no aspecto teórico quanto no prático.

Objetivo

A pedagogia tem como objetivo principal a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Como ciência social, a pedagogia esta conectada com os aspectos da sociedade e também com as normas educacionais do país.

Temas abordados pela Pedagogia:

- Aprendizado de conhecimentos

- Métodos e sistemas pedagógicos

- Dificuldades de aprendizado

- Didáticas e práticas pedagógicas

- Conteúdos educacionais

- O aluno no processo educativo

- O papel do professor no processo educacional

Pedagogo

O pedagogo é o profissional formado para atuar na área pedagógica. Porém, todos aqueles que atuam no processo educativos (professores, pais, monitores, orientadores, psicólogos, etc) também devem conhecer os princípios básicos de pedagogia.

A Atividade de estagio se constitui em que o estagiário coloca - se em pratica, analisar e conhecerem como é realmente a realidade em uma Instituição de... A palavra pedagogia vem do grego (pais, paidos = criança; agein = conduzir; logos = tratado, ciência). Na antiga Grécia, eram chamados de pedagogos os escravos que acompanhavam as crianças que iam para a escola. Como escravo, ele era submisso à criança, mas tinha que fazer valer sua autoridade quando necessária. Por esse motivo, esses escravos desenvolveram grande habilidade no trato com as crianças.

Hoje, pedagogo é o especialista em assuntos educacionais e Pedagogia, o conjunto de conhecimentos sistemáticos relativos ao fenômeno educativo.

Temos diversas definições de pedagogia:

Pedagogia é a ciência da educação;

Pedagogia é a ciência e a arte de educar;

Pedagogia é a arte de educar;

Pedagogia é a reflexão metódica sobre a educação para esclarecer e orientar a prática educativa. (DURKHEIM e RADICE.).

O conceito moderno de Pedagogia é o seguinte: Pedagogia é a filosofia, a ciência e a técnica da educação. (Prof. C, MATTOS). Esse conceito é completo porque abrange todos os aspectos fundamentais da pedagogia.

2 – Aspectos fundamentais da Pedagogia

Aspecto filosófico – Esse aspecto abrange os princípios fundamentais da educação, tais como as relações da educação com a vida, os valores, os ideais e as finalidades da educação. Procura responder às seguintes questões:

O que deve ser a educação?

Para onde a educação deve conduzir as novas gerações?

O aspecto filosófico procura estabelecer as diretrizes da educação de acordo com os valores de cada povo e de cada época.

Aspecto científico – A Pedagogia moderna apóia-se nos dados apresentados pelas ciências, procurando estabelecer o que é a educação. Ela se apóia principalmente nos dados das ciências que estudam o comportamento humano.

O desenvolvimento científico de áreas do conhecimento como a Psicologia, a Biologia, a Sociologia, a Antropologia, as Ciências Políticas e a Economia trouxe uma contribuição muito importante para o estudo do comportamento. A integração dos conhecimentos dessas áreas tem possibilitado a identificação de fatores que influenciam no comportamento. É impossível identificar o comportamento através de uma única causa.

O comportamento humano é resultado de fatores psicológicos, biológicos, antropológicos, sociológicos, econômicos e políticos.

Esses diferentes fatores interagem provocando constantes mudanças no comportamento humano. Cada uma das áreas acima citadas centraliza seus estudos e pesquisas num dos fatores.

A Psicologia, por exemplo, estuda o comportamento humano, tendo como base a natureza do indivíduo. Principal enfoque da Psicologia está nas diferenças individuais (por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com