TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CONTEXTOS E ESPAÇOS EDUCATIVOS

Por:   •  17/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.319 Palavras (14 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

ESTÁGIO DE CONTEXTOS E ESPAÇOS EDUCATIVOS

                                       TERRA BOA

                                             2012

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

ESTÁGIO DE CONTEXTOS E ESPAÇOS EDUCATIVOS

Relatório de Estágio Contexto e Espaços Educativos apresentado à UTA- Gestão Educacional, no curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER.

Centro Associado: Terra Boa

                                   TERRA BOA

                                         2012

                             

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.................................................04

2 DESENVOLVIMENTO......................................07

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................14

4 REFERÊNCIAS.................................................15

          INTRODUÇÃO

O Estágio Contextos e Espaços Educativos constitui uma importância que se deve mostrar que não só a escola é um espaço educativo e sim que se pode aprender também além dos muros dela. O Estágio é por si uma atividade que nos ensina e nos motiva a aprender, podemos passar por diferentes situações e aprender mais sobre os diferentes espaços que existem.

O objetivo do estágio é contextualizar as pessoas e desenvolver seus conhecimentos. Podemos aprender a pensar de forma reflexiva e espontânea, desde que entendamos e nos envolvamos com as atividades aplicadas.

A importância para a formação em pedagogia se da por meio de uma nova vivência que passamos  nos  dias de observação, as atividades nos faz enxergar que o profissional  ama o que faz, que as diferenças encontradas nas pessoas não é importante pois cada pessoa é especial pelo que faz.

A metodologia que interagimos é de forma social e democrática fala da socialização e da apuração da aprendizagem, das competências exercidas pela pessoa física e pela participação de cada um, os limites estudados são independentes da concepção de ensino, é inter decorrente dos processos educacionais pois acontece de maneira observativa e participativa com ações que possam mudar a vida das pessoas que ali estão é significado de uma escola diferente, um espaço que mesmo não sendo escolar ainda sim se aprende.

Os itens que serão trabalhados são:

  • Aspectos sobre o profissional.
  • Estruturas do local estagiado.
  • Observação dos alunos.
  • Organização das aulas.
  • Coordenação dos desenvolvimentos estipulados pelo educador.
  • Os limites sobre a educação.
  • Valorização das atividades realizadas.

 IDENTIFICAÇÂO DO ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FORMAL ESTAGIADO

 LOCALIZAÇÃO DO ESPAÇO

Rua Padre Tadeu Ziensk, sem número, Bairro Centro, CEP:87240000 Cidade: Terra Boa, Estado: PR não possui telefone e nem e-mail.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO  

 O local estagiado funciona as quartas feiras das 5:30 as 6:30 e aos sábados das 10:00 as 11:00.

 NIVEIS DE ATENDIMENTO

O estabelecimento atende crianças de 10 á 11 anos e adolescentes de 12 á 14.

         

 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DO ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FORMAL

A concepção de educação adotada pelo espaço educativo: concepção de homem é mostrar a apresentação de idéias que possam melhorar o desenvolvimento humano, e constituir interesses em uma segurança que nos qualifica a ser cada  dia melhor e prestativo com a educação que se dá por meio de outros. A concepção de educação e de sociedade são praticamente iguais pois a educação melhora a vida e transmite conhecimentos adquiridos do profissional  que ali se encontra e a sociedade passa um pensamento de saber, conservam a sua sabedoria e passam segurança, se torna uma sociedade de ética e moral.

Os métodos e as estratégias de ensino adotadas são de forma que desenvolvemos as características levada a educação juntamente aos ambientes não formais, esses métodos são ampliar e aprimorar com seu estudo para que possam sempre afirmar que tudo aquilo seja contribuinte na construção de sua vida social.

As estratégias em que falamos são de idéias e expressões, que permitem mostrar o bom desempenho e identificar os espaços visto com clareza, para que tenhamos um amplo olhar de forma especifica. Que essas estratégias de idéias e expressão nos favoreçam a destacar e efetivar possibilidades de uma comunidade de profissionais de responsabilidades de ética moral. Os espaços educativos nos mostram que a grande influencia de aprender não e só estabelecida em locais apontados como escolas, e sim onde qualquer pessoa tenha livre espontânea vontade de passar conhecimento adquirido para aqueles que precisam. Esses ambientes em que podemos relatar podem ser praças e qualquer outro lugar em que haja pessoas e vontade de aprender e adquirir tudo que o profissional tenha a ensinar.

O projeto político pedagógico é a forma de não perdermos o conteúdo durante o ano, é uma maneira de organizar e ter um melhor poder sobre o material didático.

Todo o modo de pensar é responsável, pensar em como dar um exercício, como explicá-lo e principalmente se os alunos irão entender a forma como se é dado, é preciso se doar inteiramente a partir do momento  em que se quer ensinar, pois não é possível querer ensinar sem nada planejado.

DESENVOLVIMENTO

DESCRIÇAO E ANALISE REFLEXIVA DAS ATIVIADES DE ESTÁGIO

O estágio Contextos e Espaços educativo foi realizado na cidade de Terra Boa na instituição Paróquia São Judas Tadeu (Comunidade Santo  Afonso), com o catequista José Pereira Gusmão.As observações ocorreram do dia 07/03 á 28/4. A igreja possui três salas para a catequese, o estágio foi realizado no terceiro volume com as crianças que iram fazer a primeira comunhão. O profissional não possui formação pois seu José ensina catequese porque gosta, é um serviço comunitário. As atividades desenvolvidas no contexto fala sobre a Bíblia, sobre Jesus e sobre os ensinamentos de Deus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (95 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com