TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO DE CONTEXTOS E ESPAÇOS EDUCATIVOS

Exames: ESTÁGIO DE CONTEXTOS E ESPAÇOS EDUCATIVOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  1.898 Palavras (8 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1.Introdução......................................................................................................04

2.Arco Iris do Saber..........................................................................................05

2.1 A Aula ..........................................................................................................06

2.2 Plano de Estágio.........................................................................................09

3. Considerações Finais...................................................................................10

Referências........................................................................................................11 

1. INTRODUÇÃO

1. INTRODUÇÃO

A atividade de estágio e composta de três etapas a primeira a localização (procura) do local, a segunda caracterização do espaço e a identificação das atividades realizadas nesse espaço também a realidade dos frequentadores e por fim a terceira a parte que e o estagio participativo onde participamos das atividades realizadas no local. O estagio foi realizado na Academia Leones, entre os dias 02 e 14 de março deste ano.

Esta pratica tem por objetivo identificar a realidade e como ocorre a educação não formal, a qual e realizada fora do ambiente escolar como em ong’s, academias, catequese,entre outros, e também conhecer a importância do trabalho do pedagogo em diversas áreas de atuação.

O estagio e um processo de aprendizagem indispensável, para podermos encarar os desafios da profissão e nos da oportunidade de assimilar a teoria com à pratica e conhecer a realidade do dia a dia de um pedagogo.

Esta modalidade de estágio fora da escola onde ocorre a educação formal e de extrema importância, pois com o passar do tempo surgiu a necessidade de o pedagogo atuar em diversas áreas, pois o conhecimento sempre esteve presente na sociedade , porem, a escola era um lugar privilegiado para a transmissão sistematizada do conhecimento, por isso criou-se a visão de que apenas ali era possível aprender, e hoje esta perspectiva já foi desmistificada assim sendo a transmissão do conhecimento se da em diversas áreas e não mais apenas na escola. Por isso a importância de se realizar o estágio fora da escola para podermos compreender todas as áreas possíveis de atuação de um pedagogo após a formação acadêmica.

Após o reconhecimento do local foi realizada a caracterização e observação das atividades realizadas, para então formularmos um plano de estagio que atenda a necessidade da instituição.

Desse modo o presente trabalho esta compostos como os seguintes assuntos:.

• Caracterização da entidade que nos recebeu.

• Caracterização das aulas observadas

• Plano de estagio

• Considerações Finais

2. ARCO IRIS DO SABER.

A presente pesquisa tem por objetivo coletar dados sobre a educação não formal, ou seja, a educação fora do ambiente escolar.

A qual foi realizada:

• quartas feiras e nas sextas feiras, na Academia Leones,

• localizada na rua Honduras 119,

• Bairro Nações I,

• Funciona em horário integral na segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira.

Onde e trabalhada a modalidade de Karatê (mãos vazias) Shubu-dô (caminho para defesa) Estilo, esta luta é para defesa pessoal. A instituição esta em funcionamento à aproximadamente 25 anos, inicialmente em Curitiba e à 10 anos em Fazenda Rio Grande é uma empresa privada e atende a todas as classes sociais, oferece bolsa para as crianças carentes.

Seu espaço físico é composto por um escritório/secretária, uma sala ampla com espelhos e tatame onde é realizada a aula, dois vestiários, banheiro e uma área interna e outra externa reservada para que os pais ou interessados possam assistir a aula.

Atende crianças a partir dos dois anos e não tem um limite de idade (a intensidade das atividades são de acordo com a idade e a faixa que se esta), entre os dois e quatro anos são realizados atividades para desenvolver disciplina nas crianças, isso sem atividades físicas forçadas, entre cinco e doze apenas realizam exercícios não aeróbicos e acima dos doze anos com atividades físicas mais pesadas. Hoje conta com 118 alunos.

A academia desenvolve em seus alunos através do Karatê:

• Coordenação Motora;

• Disciplina;

• Auto Confiança;

• Controle emocional.

No karatê há a troca de faixa conforme as habilidades, a cor vai do claro para o iniciante ate o preto para o mais avançado:

• Branca;

• Amarela;

• Laranja;

• Verde;

• Roxa;

• Marrom;

• Preta.

A instituição conta com seis profissionais sendo uma a secretaria e cinco professores as quais dois são formados em Educação Física e os demais são faixas preta com 2º DAN, credenciados no Conselho Regional de Educação Física.

2.1 A AULA

A aula inicia-se com a teoria do cotidiano, o professor fala sobre a violência e a criminalidade existente no mundo lá fora, fala da importância da família no dia a dia enfatizando que a família é fundamental para que seja atingido o caminho do sucesso que o ideal é que o cidadão trace as mesmas metas que a sua família para enfrentar situações que surgem na sociedade então começa os exercícios numa sequencia de trinta saltitar depois flexões esses exercícios são colocados como aquecimento os alunos mis novos de faixa branca ao assessorados pelo mestre pois não tem pratica ainda também os alunos de menor idade precisam de uma atenção maior há na academia uma aluna de inclusão que gosta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com