TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DIRIGIDO

Pesquisas Acadêmicas: ESTUDO DIRIGIDO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  847 Visualizações

Página 1 de 4

ESTUDO DIRIGIDO

3) Qual a concepção de homem que é possível compreender a partir dessa ótica behaviorista?

Watson, que se dedicou a fundar uma nova escola de pensamento para a Psicologia, acreditava que certos comportamentos animais poderiam ser vistos nos seres humanos. Assim, os behavioristas reconheceriam não haver uma linha divisória entre o homem e o animal.

Esses behavioristas também enfatizaram a influencia do ambiente sobre o comportamento do organismo, ao analisar tópicos fundamentais da Psicologia, tais como instinto, emoção, pensamento, aprendizagem. Com isso, tentaram demonstrar como o homem é passível de aprender e mudar suas atividades, sendo capaz de organizar suas próprias percepções frente ao ambiente.

4)Porque Watson critica as investigações subjetivas da Psicologia?

John Watson faz uma crítica a qualquer tentativa de ser fazer uma ciência psicológica baseada na ilusão dos estados mentais como objeto de observação. Para ele, tal atitude faria com que o cientista caísse em hipóteses especulativas relacionadas com conteúdos do consciente. Nesse sentido, Watson afirma que a ciência deveria colocar “a ênfase no significado biológico dos processos conscientes e não na análise dos estados conscientes dos elementos isoláveis introspectivamente” (WATSON, 1913, 264).

Para tanto, seria necessário deixar todo pensamento introspectivo, filosófico e motivacional. A Psicologia passaria a ser uma ciência do comportamento, puramente objetiva e experimental, capaz de investigar o comportamento humano e de empregar conceitos como o estímulo e a resposta. Sendo assim, a Psicologia deveria ser uma ciência do comportamento, puramente objetiva e experimental.

5) Qual trecho ou frase lhe chamaram mais atenção? Por quê? Escolha um para debate.

“Você é um membro da espécie humana, absolutamente único geneticamente, a menos que tenha um gêmeo idêntico. Você também tem uma história pessoal que é absolutamente única. Sua identidade depende da coerência desta história. Mais de uma história de vida conduz a múltiplos eus, nenhum dos quais pode ser dito o real eu”. (Skinner) (105)

A colocação de Skinner acerca da espécie humana demonstra que a sua visão em relação ao homem é ampliada em detrimento a de Watson. Percebe-se que Skinner relaciona-o a aspectos filogenéticos, culturais e históricos.

A seleção natural proposta por Charles Darwin influenciaram diretamente os estudos de Skinner. De tal modo que, a seleção de comportamentos ocorre em função de seus efeitos sobre o ambiente. Ela é consequência ocorrida no passado que determina a probabilidade de ocorrência no futuro.

Mas é preciso levar em consideração que cada indivíduo é único, por isso que existem formas variadas de comportamento, persistindo a multiplicidade, diversidade e variabilidade.

6-Quais as modificações e permanências que vieram com o behaviorismo de Skinner?

É possível dizer que Skinner teve dois momentos distintos na sua obra. A primeira dela consiste no período entre 1931 e 1938, em que toma como modelo as ciências físicas. Já a segunda se configura entre as décadas de 1980 e 1990.

Nessa primeira fase, a ciência se colocava diante das reformulações em função dos limites que o modelo mecanicista newtoniano estava envolto. E para enfrentar tais dificuldades, Skinner adotou a concepção de explicação baseada em identificar relações funcionais entre eventos comportamentais. Para tanto, ele fez:

 Uma revisão histórica do conceito de reflexo, estabelecendo-o como uma correlação observável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com