TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDOS SOBRE AS CONTRIBUÇÕES DA ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO NO TRABALHO

Por:   •  30/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.088 Palavras (9 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE DE ILHÉUS

ESTUDOS SOBRE AS CONTRIBUÇÕES DA ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO NO TRABALHO

ILHÉUS

Outubro/2013

FACULDADE DE ILHÉUS

ESTUDOS SOBRE AS CONTRIBUÇÕES DA ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO NO TRABALHO

        Este trabalho foi desenvolvido pelo aluno do Terceiro semestre do curso de Psicologia da Faculdade de Ilhéus como forma de atividade extracurricular. São eles: Filipe Carvalho;

ILHÉUS

Outubro/2013

Os homens agem sobre o mundo e o modificam e, por sua vez, são modificados pelas consequências de sua ação. 

(B. F. Skinner)

SUMÁRIO

  1. Introdução.....................................................................................................5
  2. Justificativa...................................................................................................5
  3. Objetivo geral...............................................................................................5
  4. Objetivo específico.......................................................................................5
  5. Trabalho........................................................................................................6
  6. Os Processos psicológicos e o comportamento.............................................7
  7. Organizações sem a psicologia do trabalho..................................................8
  8. Características introdutórias do behaviorismo nas organizações..................9
  9. Conclusão....................................................................................................10
  10. Referências..................................................................................................11

 

Introdução

        

Ao longo da história da humanidade, os conceitos que tem definido o trabalho mostram uma modificação na natureza pelo homem. O ser humano, diferente de outros animais, não se apropria apenas da natureza, mas também a transforma criando novas tecnologias e técnicas que promovem o seu crescimento tanto na cultura quanto na sociedade.

Contudo, abordar o trabalho nas organizações passa a se tornar importante, quando escolhemos a aplicação da psicologia ao trabalho. A aplicação da psicologia no trabalho trouxe novas perspectivas de estudo nas organizações. Abordar o comportamentalismo no trabalho, por exemplo, ajudou no desenvolvimento de novas técnicas de desenvolvimento pessoal das organizações.

Assim, foram selecionadas algumas ideias e teorias para serem refletidas nessa pesquisa a fim de fazer uma abordagem interdisciplinar sobre as  contribuições do behaviorismo  no trabalho.  Refletindo um pouco sobre a ligação entre o comportamento e os processos psicológicos básicos, e também, abordando um pouco da história do trabalho e as modificações ocorridas na sua cronologia com um enfoque antropológico.

E, após integrar todos essas concepções, pretendeu-se fazer uma reflexão sobre as transformações causadas pela análise experimental do comportamento no ambiente organizacional.

Justificativa

Depois de um embasamento teórico a respeito da psicologia aplicada ao trabalho, com um enfoque no behaviorismo,  algumas críticas sobre a manipulação do comportamento foram observadas. Assim, a ideia de entender a diferença entre organizações que utilizavam o comportamentalismo e as que não utilizavam num sentido cronológico fez-se necessária para entender o desenvolvimento que o behaviorismo proporcionou nas organizações levando em conta o ambiente de trabalho.

Objetivo Geral

Identificar as contribuições da Análise Experimental do Comportamento nas organizações

Objetivo Específico

          Comparar, o ambiente organizacional, antes e depois da aplicação da Análise Experimental do comportamento.

Entender a utilidade da Análise Experimental do Comportamento no trabalho.

Fundamentação Teórica

O Trabalho

No mundo atual é facilmente notável como muitas teorias já abordaram a relação homem-trabalho. Seguindo uma linha cronológica do trabalho e do homem é possível entender que à medida que a sociedade se desenvolve, sempre novas ideias estão sendo acrescentada ao conceito de trabalho e configura-se uma [...] “nova morfologia ou polissemia do trabalho” contemporânea, conforme salienta Antunes. (2006, p. 13).

Durante o desenvolvimento humano o trabalho sofreu grandes transformações. Estas transformações parecem ter sido gradativas, se for observado com cuidado. O homem primitivo, por exemplo, tinha sua atividade de trabalho totalmente fundamentada na coleta – colhia, caçava e pescava e hoje é notável que nas culturas atuais o trabalho já tem outras finalidades. Leo Huberman, em seu livro “História da Riqueza do Homem”, descreve a evolução do trabalho, a partir do sistema feudalista tipicamente europeu até o capitalismo globalizado que hoje conhecemos. As modificações nas formas de trabalho passaram por processos longos e intermináveis. Como dizia o escritor Omar Cartes: “A humanidade não pode passar diretamente do machado de pedra para a central atômica [...]”, pois as técnicas e tecnologias que possuímos hoje foram herdadas da geração que nos antecedeu, da mesma forma, a geração futura herdará de nós essas técnicas e tecnologias um pouco mais aperfeiçoadas. (2006, Omar Cartes, História do Trabalho)

No entanto, não é necessário nesta abordagem o aprofundamento em teorias sobre o trabalho. O interesse aqui é fazer uma abordagem do trabalho dentro do âmbito organizacional, a fim de esclarecer as transformações ocorridas nesta área especifica. E a partir da implantação da psicologia no trabalho, dar enfoque na analise experimental do comportamento.

Assim, pode-se dizer que o trabalho sofreu grandes mudanças desde épocas remotas, e após aplicação da psicologia, outras novas mudanças vêm ocorrendo até os dias atuais. Isso nos leva a seguinte pergunta: como era o ambiente organizacional antes da psicologia?  Sendo mais especifico antes da analise experimental do comportamento. Mais a frente será abordada esta situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (179.3 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com