TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Efeito de Validação e Invalição

Por:   •  18/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.189 Palavras (5 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

AMANDA DE PAIVA MORAES

ANA BEATRIZ ARANTES MANTOVANI

BEATRIZ SILVA GUILHERME

GRAZIELY AZEVEDO OLIVEIRA

EFEITOS DE VALIDAÇÃO E INVALIDAÇÃO NO DESEMPENHO EM CORRIDA DE ATLETAS.

Resumo

São Paulo - SP

2022

AMANDA DE PAIVA MORAES - RA: 1883420

ANA BEATRIZ ARANTES MANTOVANI - RA: 1497111

BEATRIZ SILVA GUILHERME - RA: 1712575

GRAZIELY AZEVEDO OLIVEIRA - RA: 1537752

EFEITOS DE VALIDAÇÃO E INVALIDAÇÃO NO DESEMPENHO EM CORRIDA DE ATLETAS.

Resumo

Resumo apresentado para a disciplina de psicologia analítico comportamental, pelo curso de psicologia da universidade Faculdades Metropolitanas Unidas, ministrada pela professora Simone Assunção Keiner.

São Paulo, 10 de outubro de 2022.

Orientadores: Simone Assunção Keiner

São Paulo - SP

2022

O conceito de validação e invalidação já foi utilizado como embasamento por muitos autores uma vez que ele contribui para a compreensão da comunicação humana. Validação é tornar justificável uma situação ou experiência apresentada por outra pessoa, levando em consideração sensações, pensamentos e sentimentos ocultos, compreendendo e afirmando serem coerentes. Invalidação por sua vez, é quando uma vez relatado sentimento ou pensamentos do indivíduo, muitas vezes por não poder ser observado de maneira evidente,existe uma negação de que realmente está acontecendo, deslegitimando o relato.  

        Os autores deste artigo tiveram embasamento em observações feitas por literatura de outros autores, como (Hanin, 2010) que diz que dentro do esporte o ambiente é estressante, propenso a sentimentos negativos, embora saibamos que as emoções podem afetar o desempenho e também ao contrário.

        Após pesquisas, não foram encontrados artigos sobre experimentos que relacionassem o papel da validação e invalidação na regulação emocional de atletas, sendo assim, esse experimento tem um papel de grande importância científica, trazendo inovação nesse meio. Os profissionais dessa área segundo (Martin, 2001) não têm treinamento, nem são incentivados a ter uma postura de validação em relação ao atleta, e também o próprio atleta não assume essa postura consigo mesmo,  com isso, esse experimento também trás grande auxílio quanto ao contexto social no meio atletico pois, tendo as informações sobre o papel de invalidação e validação, pode-se ter melhores resultados tanto em treinos quanto em competições.

        Tendo essas informações, o objetivo deste experimento foi manipular as variáveis independentes de validação e invalidação, buscando avaliar resultados nas variáveis dependentes de: (1) rendimento do atleta; (2) na aceitação em realizar um treino extra; (3) na avaliação da dificuldade do treino (4) nos afetos negativos e positivos descritos pelo atleta, buscando colaborar com treinadores e atletas à adotarem uma postura mais estratégica quanto às emoções.

MÉTODO

        Após alguns critérios foram selecionados 16 atletas, sendo 5 mulheres e 11 homens, entre 18 e 23 anos, para a amostra final. Teve um agendamento antecipado com os técnicos, e o experimento ocorreu nos clubes esportivos dos atletas.

        Os instrumentos utilizados nesse experimento foram: questionário de uso livre tipo likert, com vinte questões, de autorrelato, PANAS - Positive Affect Negative Affect Scale - (Watson, Clark, Tellegen, 1988) as questões avaliam afetos positivos e negativos, tendo dez questões de cada afeto, com palavras que representam sentimentos como por exemplo: Interessado, pertubado, etc, e o atleta  pontuava entre 1 à 5 o sentimento (sendo que 1 representa nada ou muito ligeiramente, e 5 extremamente);

Escala do tipo likert - Validação Percebida (Greville-Harris Hempel, Karls, Dieppe & Lynch, 2016) onde o atleta responde como ele recebeu o feedback do experimentador, com perguntas como por exemplo: O experimentador aceitou minhas respostas? Com cinco questões e cinco pontos (sendo 1 discordo totalmente e 5 fortemente de acordo);

Dificuldade - Após cada treino foi perguntado - quão difícil foi? E o atleta respondia em uma escala entre zero e dez (sendo 0 nada difícil e 10 muito difícil);

 Rendimento - Um cronômetro foi usado para observar o tempo de início e conclusão para assim medir rendimento.

        Quanto às etapas foi no seguinte formato , primeiro os atletas concordaram em ter um aquecimento junto ao técnico e demais atletas, após isso, a aplicação foi individual. Foi explicado como seria feito e quais os objetivos do experimento.

Seguindo os seguintes passos:

[pic 1][pic 2][pic 3]

RESULTADOS

Terminado o experimento, notou-se que tanto atletas validados, quanto invalidados, pontuaram maior sensação de dificuldade a cada corrida, entretanto, os que haviam sido invalidados, tiveram uma pontuação superior aos validados. Porém, fazendo uma observação em relação ao sexo do atleta, as mulheres validadas sentiram maior dificuldade no ultimo treino, já os homens validados pontuaram dificuldade similar, homens e mulheres invalidados sentiram aumento de dificuldade a cada treino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (217.6 Kb)   docx (117.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com