TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Aspectos essenciais da negociação

Por:   •  4/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  728 Visualizações

Página 1 de 2

Aspectos essenciais da negociação

A negociação é um processo que reúne várias etapas, desde o planejamento das metas a serem alcançadas, na realização do negocio, até a avaliação do resultado final.

Conhecer os interesses prioritários do outro negociador é essencial para que se possa imaginar opções de possíveis acordos que atendam melhor aos interesses de ambas as partes.

Outro ponto importante em uma negociação é o estabelecimento de uma comunicação eficaz, pois sem ela não é possível negociar. O bom relacionamento entre as partes é necessário para que se possa lidar com as diferenças da melhor forma possível e buscar resolver uma situação em comum.

Uma negociação requer flexibilização, concessões e reconsiderações de pontos de vista, que nem sempre se está disposto a fazer, pois representa abrir mão de uma posição até pouco tempo defendida.

Um negociador deve ser firme, ouvir interessadamente o outra parte, apresentar seus pontos de vista e colocar-se no lugar do outro negociador para compreender suas preocupações.

O ato de negociar é o mais eficaz para a resolução permanente de conflitos, além de uma fonte de ganhos conjuntos.

Ao contrário do que se imagina, as diferenças criam possibilidades de acordo, pois muitas vezes o que é muito valorizado por um não é por outro, criando-se a oportunidade de se estabelecer valores, o que gera ganhos para ambos os negociadores.

Negociar não é persuadir os outros a desejarem o que você quer e sim encontrar um equilíbrio entre os interesses envolvidos.

Os resultados das negociações realizadas, ou não, devem ser avaliados para que se possa verificar os erros e acertos cometidos e possibilitar o aprimoramento do negociador que vai crescer a cada negociação realizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (33.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com