TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Emoção PPB

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.544 Palavras (7 Páginas)  •  848 Visualizações

Página 1 de 7

1.Introdução

As emoções são uma mistura de ativação fisiológica, comportamentos expressivos, pensamentos e sentimentos. Mas como essas peças se encaixam? A resposta fisiológica precede ou sucede a experiência emocional? Emoções diferentes são marcadas por respostas fisiológicas diferentes?

Segundo o senso comum, choramos por estar tristes, xingamos por estar zangados, trememos por estar com medo. Primeiro vem a consciência de nós mesmos, e então observamos as respostas fisiológicas. Mas de acordo com William James, psicólogo, esse senso comum está incorreto. Para James “nós nos sentimos tristes porque choramos, zangados porque brigamos e assustados porque trememos”. (1890, p.1066).A percepção do estado de nosso próprio corpo são simplesmente aquilo que experimentamos quando esse estado se altera devido a acontecimentos do meio ambiente. Também para o fisiologista Carl Lange, primeiro vem uma resposta fisiológica distinta e depois vem a emoção, essa teoria foi chamada de Teoria de James-Lange.

A teoria de James-Lange foi implausível para o fisiologista Walter Cannon. Cannon afirmava que as respostas fisiológicas não seriam distintas o suficiente para evocar diferentes emoções. Junto com Philip Bard, outro fisiologista, Cannon concluiu que a resposta fisiológica e as nossas experiências emocionais ocorrem ao mesmo tempo. Essa teoria foi chamada de Cannon-Bard e implica afirmar que o coração começa a disparar quando começamos a sentir medo; um não causa o outro.

Stanley Schachter e Jerome Singer propuseram uma terceira teoria: a de que nossa fisiologia e cognição juntas criam a emoção. Em sua teoria de dois fatores as emoções têm, portanto dois componentes: excitação física e rotulo cognitivo: uma experiência emocional exige uma interpretação consciente da excitação.

Pesquisadores identificaram distinções fisiológicas, embora sutis, entre as emoções. A temperatura dos dedos e as secreções que acompanham o medo e a raiva podem, em alguns casos, ser diferentes. (Ax. 1953; Leverson, 1992). E, embora o medo e a alegria possam determinar um aumento semelhante na frequência cardíaca, eles estimulam músculos faciais diferentes.

Todos nós comunicamos de forma verbal e não verbal e a maior parte de nós costuma ser capaz de ler os sinais não verbais e decifrar as emoções mesmo em um filme mudo. Os músculos faciais são difíceis de controlar e revelam sinais dew emoções que estamos tentando esconder. Algumas pessoas no entanto são mais sensíveis para identificar essas pistas físicas do que outras. Introvertidos tendem a ser melhores na leitura de emoções alheias e extrovertidos são mais fáceis de serem lidos.

Em geral as mulheres superam os homens na leitura de pistas emocionais das pessoas, segundo analise com 125 estudos sobre sensibilidade as pistas não verbais, Judith Hall (1984, 1987). Essa sensibilidade não verbal das mulheres também lhes dá uma vantagem em detectar mentiras (DePaulo, 1994). Quando entrevistadas mulheres apresentam maior probabilidade de expressar empatia- chorar e relatar mal estar quando alguém está angustiado e homens geralmente descrevem reações emocionais simples quando questionados como se sentem em certas situações. (Myers, psicologia 2012, pgs 173 a 216)

As emoções tem sido um tema de muitas pesquisas ao longo dos últimos anos, estudo das emoções tem sido um assunto apaixonante e envolvente, apresenta diversas reflexões, que apontam a emoção numa interação relacional humana, ou seja, das emoções como processo adaptativo da pessoa ao ambiente, bem como um processo adaptativo do homem aos contextos dinâmicos sociais.

A elaboração desse trabalho tem como objetivo, uma breve abordagem sobre algumas teorias das Emoções, a descrição de algumas definições e classificações das emoções, bem como algumas de suas funções.

2. Metodologia

O objetivo desse trabalho foi o aprofundamento do tema, uma vez que permitiu-nos ter a experiência de observar na prática com uma visão completamente nova as emoções de homens e mulheres ao se depararem com a perda dos outros (ainda que fictício) além de ter-nos permitido desenvolver competências de investigação, seleção, organização e comunicação da informação adquirida.

Para realização da entrevista foi utilizado o vídeo "A ponte” que conta a seguinte historia:

“Havia um homem , tinha apenas um filho...o amava muito.

Seu trabalho era controlar a via Férria, seu filho adorava observar o trem e as pessoas que nele viajavam, eram pessoas solitárias, cheias de orgulho, pessoas viciadas em droga...

Mas algo trágico esta para acontecer e leva seu pai a tomar uma única decisão...

Salvar o seu único filho e deixar que todos morram, ou deixar que seu filho morra para salvar a todos...

Era preciso? Será que todos mereciam a salvação? “A morte de seu único filho trouxe a salvação a todos”

E então foram feitas algumas perguntas sobre a emoção do entrevistado ao ver o vídeo.

Foram entrevistadas 14 pessoas entre 40 e 60 anos, sendo sete mulheres e sete homens.

Entrevistados:

Mulheres

R.S.S. -43 anos

E.A.C.M - 48 anos

L.S -40 anos

E.S - 43 anos

M.A.D- 58 anos

B.D.-45 anos

A.P.-45 anos

Homens

C.C.S.-49 anos

P.R.P.M -59 anos

R.L.S -40 anos

E.D.-52 anos

A.L.O.- 60 anos

V. S. -49 anos

E.A.-46 anos

Segue o link do vídeo:

3. Resultados

Entrevista:

1. O que sentiu ao assistir esse vídeo?

Mulheres: 86% das mulheres relataram que haviam sentido tristeza ao assistir o vídeo, enquanto que 14% relataram sentir raiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (56.7 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com