TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS (PPB)

Por:   •  16/4/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 3

            FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE[pic 1]

           TANGARÁ DA SERRA

[pic 2]

DIOGO ANTONIO PEREZ FANTE

PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS (PPB)

TANGARÁ DA SERRA/MT

2019

FAEST/UniSerra - Faculdade de Educação de Tangará da Serra-MT[pic 3]

CURSO DE PSICOLOGIA

Disciplina: Processos Psicológicos Básicos (PPB)

Professor: Caio Felisberto

Aluna(o): Diogo Antonio Perez Fante

        O filme Brilho eterno de uma mente sem lembranças é uma comédia dramática de ficção científica, do roteirista Charlie Kaufman e do diretor Michel Gondry, lançado em 2004, nos Estados Unidos. Essa história oscila entre cotidiano e ficção científica, drama e a comédia. Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) formavam um casal que durante anos tentaram fazer com que o relacionamento desse certo. Desiludida com o fracasso dessas tentativas, Clementine decide esquecer Joel para sempre e, com isso, aceita se submeter a um tratamento experimental, que retira de sua memória os momentos vividos com Joel. Após saber da atitude de Clementine, Joel entra em depressão, frustrado por ainda estar apaixonado por alguém que deseja esquecê-lo. Decidido a superar a questão, Joel também se submete ao tratamento experimental, entretanto, durante o procedimento, ele redescobre o amor pela namorada ao entrar novamente em contato com os momentos especiais vividos com ela, que ficaram registrados em sua mente. Joel fará de tudo, apesar do eficiente trabalho da equipe médica, para esconder esses fatos nos cantos mais remotos de seu cérebro e jamais esquecer Clementine.

        Neste contexto, a memória pode ser entendida como um sistema que permite reter informações através do tempo e portanto, considera-se um dos processos psicológicos mais importantes para construção do nosso ser. O processo da memória se classifica em três partes: aquisição, retenção ou armazenamento e recordação. Em relação a aquisição ela compreende o momento em que a informação chega até nosso sistema nervoso e se dá por meio das estruturas sensoriais, as quais transportam a informação recebida até o cérebro. A retenção ou armazenamento diz respeito a a capacidade de reter e conservar as informações, e serão utilizadas sempre que necessário. Em seguida, a recordação está relacionada com o momento em que o indivíduo tenta lembrar-se dos conteúdos que armazenou anteriormente.

        O filme se conduz através da história de Joel e Clementine, que após alguns conflitos, buscam apagar as memórias que possuem do período em que estiveram junto. Primeiramente Clementine procura a clínica Lacuna com o intuito de apagar de suas memórias tudo que lembra Joel, e ele recebe um bilhete da clínica e entende que de fato foi banido da vida de Clementine. Então, Joel procura os serviços do Dr. Mierzwiak e partir daí inicia-se uma nova fase no filme, que se passa dentro de sua mente. Neste momento, o filme apresenta diversas memórias que Joel possui sobre o período em que esteve com Clementine, entretanto no decorrer do procedimento de exclusão da memória de suas vivências, ele tenta criar meios para confundir o sistema, pois se arrepende de ter desejado apagá-la.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (205.7 Kb)   docx (150.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com