TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho PPB - unip

Por:   •  16/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.301 Palavras (6 Páginas)  •  1.016 Visualizações

Página 1 de 6

                                                                                                             [pic 1][pic 2]

[pic 3]

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS – EMOÇÃO

FERNANDA WEIRICH SILVA RA: C35180-6

BAURU - 2014

[pic 4]

ATIVIDADE COMPLEMENTAR[pic 5]

PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS – EMOÇÃO

FERNANDA WEIRICH SILVA RA: C35180-6

        

Trabalho de processos psicológicos básicos com o tema emoção, apresentado à Universidade Paulista como requisito parcial da atividade complementar, do curso de psicologia. Orientador (a): Professora Denise Dascanio.

Bauru – 2014

RESUMO[pic 6]

 Com a necessidade de enriquecer o aprendizado durante as aulas de processos psicológicos básicos, desenvolveu-se um trabalho que aborda de forma sucinta a temática sobre o medo. Através de uma pesquisa, serão analisados e relacionados os comportamentos do participante com as teorias já vistas até o momento no curso, afim de enriquecer o conhecimento sobre o assunto.

ABSTRACT[pic 7][pic 8]

With the need to enhance learning during lessons of basic psychological processes, it has developed a work that discusses briefly the theme of fear. Through a survey will be analyzed and related behaviors of the participant with the theories already seen so far in the course, in order to enrich knowledge on the subject.

SUMÁRIO[pic 9]

1.        Introdução        

2.        Desenvolvimento        

3.        Conclusão        

4.        Referências Bibliográficas        

 

  1. INTRODUÇÃO

O medo tem se tornado cada vez mais objeto de estudo entre os cientistas, é a emoção mais conhecida. Sentimos medo quando nosso cérebro entende que estamos correndo algum tipo de perigo, há um forte impacto fisiológico sobre nós, as mãos suam, o coração acelera, a respiração aumenta, os músculos contraem-se.

A reação do medo acontece em cadeia no nosso cérebro, ou seja, não temos apenas uma área envolvida no processo. Tem inicio com um estímulo de estresse e seu término acontece com a liberação de compostos químicos que causam o aumento da frequência cardíaca, por exemplo.

As partes envolvidas que desempenham papéis centrais nesse processo são o tálamo – responsável por decidir para onde enviar os dados sensoriais recebidos -, o córtex cerebral – interpreta os dados sensoriais -, hipocampo – tem o papel de armazenar e buscar memórias relacionadas -, e hipotálamo – responsável por ativar a reação de “luta ou fuga”.

A criação do medo é totalmente inconsciente, e dois caminhos são envolvidos na reação: o caminho baixo, e o caminho alto. O caminho baixo consiste em uma interpretação rápida e desordenada, ou seja, orienta a pessoa a não arriscar-se. O caminho alto tem uma interpretação mais precisa e cuidadosa, apesar de levar mais tempo do que o baixo, e por isso sentimos momentos de medo antes de acalmarmo-nos.

Este processo se dá mais lentamente, pois há uma captação das informações pelos nossos sentidos que são enviadas para o tálamo, que por sua vez, envia-os para o córtex sensorial, que fica responsável por interpretar e dar significado ao que está acontecendo. A partir dessas interpretações, o córtex chega à conclusão que há mais de interpretação, e envia esses dados para o hipocampo, para que se estabeleça um contexto, e por fim, envia para as amigdalas uma mensagem dizendo que não há perigo naquela situação.

Ambos os caminhos levam ao hipotálamo, que tem o papel de controlar a reação de sobrevivência, conhecida como reação de “luta/fuga”. Para que isso aconteça, são ativados dois sistemas: o sistema nervoso simpático, que usa vias nervosas para dar início as reações no corpo, e o sistema adrenocortical, que usa a corrente sanguínea. Quando o hipotálamo envia informações para o simpático, o corpo acelera, fica tenso e mais alerta, quando envia para o adrenocortical, livra o fator de liberação de corticotropina na glândula pituitária, no fim, chega ao córtex adrenal, que libera aproximadamente trinta hormônios diferentes para preparar o corpo pra lidar com a possível ameaça. Esta vazão causa mudanças no corpo, como aumento da pressão arterial e frequência cardíaca, pupilas dilatadas, nível de glicose mais baixa, entre outros.

Visando um maior entendimento desta emoção, o trabalho de processos psicológicos básicos, tem por objetivo adquirir mais conhecimento e colocar em prática os conteúdos teóricos aprendidos até agora no curso de psicologia.

A importância de atingir aos objetivos terá grande impacto na formação acadêmica e profissional, levando em consideração que a prática da teoria elencará num maior entendimento sobre os assuntos abordados tanto neste trabalho como em outros que virão no decorrer do curso.

  1. DESENVOLVIMENTO

Diante da emoção escolhida – medo – o trailer do filme Annabelle, com direção de John R. Leonetti, foi apresentado ao participante S.L.. Em relação ao ambiente, a melhor conclusão foi um local silencioso, que não causasse distração, e com pouca luminosidade, para que a emoção fosse sentida melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (148.5 Kb)   docx (204.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com