TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio sobre a cegueira

Por:   •  1/4/2016  •  Resenha  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo do Filme: Ensaio sobre a Cegueira

O filme Ensaio sobre a cegueira ele é filmado em São Paulo, em Toronto, e começa já com personagem (Japonês), que perde sua visão no meio de um transito,só que a cegueira não é preta, e sim tudo branco que ele vê.Aparece um rapaz oferecendo ajuda,só com segundas intenções, de roubar o carro da vítima! Sua esposa chega em casa e vê que seu esposo está cego e liga para o médico oftalmologista, para saber o motivo da cegueira.

A principio o médico não conseguiu diagnosticar a sua cegueira estava tudo normal.Encaminhou o para um especialista no hospital.Aos poucos as pessoas que ele tem contato,acabam tendo essa cegueira.

O médico fica questionando a cegueira, e comenta com sua esposa sobre o caso, e levanta uma suspeita que a cegueira poderia ser Amaurose que significa, uma doença degenerativa da retina caracterizada pela perda grave de visão, e já vem no nascimento,pelo fato maioria das vezes ser hereditário. Ou Agnosia Visual, é quando a pessoa não reconhece objetos, pois o cérebro ”enxerga” o objeto, mas não consegue encontrar o seu significado.

No dia seguinte o médico acorda enxergando tudo branco também, e a esposa passa como cega para que ela também possa estar sempre junta com esposo. Eles são enviados para um Sanatório onde lá são esquecidos. A Secretária da Saúde (Alega que é uma doença Branca) fala que ficarão por 40 dias. A principio estava só os dois, então deu para conhecer o local, aos poucos começaram a chegar os cegos, e ela acabou sendo guia, mas ela não poderia revelar que enxergava.

Com o passar dos dias ela ficou sendo o ponto de referências para os internos, sem eles saberem que ela podia enxergar.Só que dias passavam e podia se ver, a falta de higiene,sujeira pelo sanatório, os alimentos chegavam,e acabavam entrando em discussão, e sempre ela e o esposo tentavam organizar dá melhor forma possível.Foi dividido em dois pavilhões, onde o deles eles organizaram.

Ela fez um corredor com corda, para que servisse de guia para todos, caminharem pelo hospital (usou do tato). Chegou uma hora, que ela tinha esquecido de dar corda no seu relógio, e ela entrou em pânico.Ela percebe já está ficando no seu limite, porque ela percebia que todos contavam com ela.Até chegar no momento em que e outra ala, se revolta com o lado deles,pois acham que o médico que manda em todos e se rebelam e fica um caus.

É quando um maldoso rapaz acaba dominando todos os internos, querendo então controlar toda a comida. Com isso ele e mais um cego de nascença, pedem todos os objetos de valores, por troca de alimentos. Só que chega uma hora que não tem mais objetos, fazem com que a mulheres sejam escravas do sexo, para então barganhar os alimentos. Nesse momento entra em questionamento até onde a moral, dignidade, a ponto das mulheres sendo usadas como escravas do sexo para poderem sobreviver inclusive ela também vai!! Qual é o preço??Quando ela vê que uma delas é morta, ela se revolta e acaba matando o líder, e a secretária botando fogo na ala dos homens.

Com isso eles fogem do sanatório, e descobrem que a cidade está abandonada, novamente ela procura alimentos (acaba passando sufoco)quando encontra outros cegos pela cidade vagando e consegue fugir com os outros , e voltam para a casa do médico.Aos poucos eles vão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com