TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio sobre a cegueira

Por:   •  15/6/2018  •  Resenha  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

Ensaio sobre a cegueira

O objetivo deste trabalho é analisar as questões apresentadas no filme Ensaio Sobre a Cegueira, produzido por Fernando Meirelles, com base na obra do autor José Saramago.

O filme retrata a fantasia do autor, que procura mostrar os vários conflitos humanos. A história se passa em uma cidade que é tomada por uma cegueira e diante disto o governo isola, em quarentena, os infectados, em um antigo hospício, começando a mostrar uma imagem social distorcida da realidade afirmando que o isolamento seria para o bem de todos.

O filme procura mostrar como os homens reagem quando se encontram no limite de suas condições psicológicas e físicas. Conta diferentes dramas que são vividos em decorrência da cegueira branca, que retrata a fragilidade humana, despertando sentimentos primitivos, que podemos observar nas cenas de humilhação e abuso de poder, por exemplo quando um dos homens em quarentena, fez uso de uma arma para impor seu desejo, determinando algumas normas e deveres.

Este filme, nos faz refletir sobre a essência do que realmente somos, pois as pessoas se vêem obrigadas a reaprender a viver em sociedade, num mundo de caos, como o nosso cenário atual. O final do filme, mostra uma igreja católica, aonde todos os santos aparecem com os olhos vendados, problematizando a ideia que temos das figuras santas, quando e muitas vezes, somente, em situações desastrosas é que nos voltamos a eles, fazendo questionar até que ponto a fé orienta ou aliena os homens. Alguns culpavam a própria igreja pela epidemia, outros encontravam na igreja e em sua fé uma saída para a situação.

Nota-se também, o estado crítico das coisas e locais. A sujeira do hospital, a falta de atendimento médico, alimentos, higiene, coisas indispensáveis para as necessidades básicas de qualquer um.

O filme parece um alerta em forma de doença social, para refletir sobre a realidade. A cegueira, como uma metáfora para a falta de visão das pessoas que na maioria das vezes, não conseguem enxergar os outros, e nem as próprias atitudes. Também mostra como muitas vezes, as autoridades tratam as pessoas, “jogando” os cidadãos em selas ou quartos de hospitais (em situações precárias), como se o melhor seria separá-los dos demais.

Mas acredito, que o foco maior do filme “Ensaio sobre a cegueira”, não deve ser na epidemia, mas sim na forma como as pessoas enxergam o mundo após isso, a harmonia como as coisas parecem, e como as pessoas se tornam mais “humanas”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (78.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com