TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista Com Psicologo

Artigos Científicos: Entrevista Com Psicologo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 3

Perguntas ao Psicólogo

. A senhora poderia dar uma pequena definição de psicologia clinica?

A psicologia clínica é uma das muitas áreas de trabalho do psicólogo. Na psicologia clínica o profissional atua realizando atendimentos terapêuticos através de uma abordagem teórica escolhida para sua pratica; estes atendimentos podem ser em grupo ou individual.

. Na formação de um psicólogo clinico, o que considera mais importante?

O mais importante é saber escutar o outro; trabalhar com ética e respeito com aquele que vem até você e ter consciência de que cada caso clínico deve ser estudado com profundidade e comprometimento. Outro detalhe importante é estar sempre buscando melhorar o conhecimento através de cursos, atualizações entre outros.

. Como foi a adaptação ao mundo do trabalho?

A minha adaptação foi muito positiva, pois na metade do curso comecei a fazer estágios e com isto comecei a vivenciar a realidade de perto, está experiência me trouxe mais segurança inclusive para decidir qual seria a minha linha de trabalho.

. Como tem sido sua experiência como Psicóloga Clinica? Em sua carreira, existe algum mais especifico, que teve uma atenção maior? Caso sim, quais as técnicas utilizadas?

Uma experiência de extremo crescimento como profissional, mais principalmente como pessoa, o momento da terapia é algo magnífico, pois o nosso objetivo é ajudar as pessoas a conviver melhor com suas dores, conflitos e dificuldades; auxiliando no processo de se auto conhecer melhor fortalecendo-as para uma melhor tomada das decisões e escolhas.

Vivenciando a clínica, certa vez tive uma paciente que durante um período longo ficava muda; não foi fácil dar conta disto, contudo também me mantive muda, respeitando e entendendo o silencio daquele sujeito que estava falando de outra forma.

. A senhora procurou ter alguma formação especifica para atuar como Psicóloga Clinica?

Sim, Fiz duas especializações em clínica todas voltadas para minha linha de atuação que é Psicanálise, fiz vários cursos inclusive de extensão e agora estou terminando um mestrado, todos na área clínica com vertente em Psicanálise. Ressalto que só comecei a clinicar após as duas especializações e ainda durante um período eu tinha um supervisor e fazia analise.

. Que conselhos a senhora daria aos jovens profissionais?

Primeiro o profissional deve saber em que área vai querer atuar, para assim focar seus estudos. Após isto procurar meios de fazer terapia.

. Qual o método que a senhora utiliza com seus pacientes? Poderia nos explicar brevemente?

Atuo na vertente psicanalítica; trabalho com alguns teóricos psicanalíticos da linha inglesa na clínica da criança e adolescente; contudo sempre buscando na fonte entre Lacan e Freud.

. Quais os principais desafios do seu trabalho na clinica?

É desmistificar o conceito de que terapia é só pra doido; é conseguir acalmar o paciente que na primeira sessão quer ir ao psiquiatra para tomar a uma medicação antes mesmo de uma avaliação por parte do profissional de psicologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com