TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista De Três Adultos Que Tenham Frequentado A Educação Infantil Em Décadas Diferentes

Trabalho Escolar: Entrevista De Três Adultos Que Tenham Frequentado A Educação Infantil Em Décadas Diferentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  2.194 Palavras (9 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução (Desafio)

A importância da brinquedoteca

A brincadeira é uma atividade voluntária e consciente, é uma forma de atividade social infantil onde a característica é a imaginação os e diversos significados da vida, favorece uma ocasião educativa única para a criança. Sendo assim, é através da brincadeira que a criança representa o discurso externo e o interioriza construindo o seu próprio pensamento, desenvolvendo assim suas potencialidades.

No contexto da ludicidade, pode-se dizer que a Brinquedoteca além de oferecer atividades lúdicas, também influência definitivamente na formação e desenvolvimento do educando, sendo um local que representa não só um "depósito ou cantinho" de brinquedos, mas sim, espaço para estimulação e desenvolvimento integral do ser humano.

No ambiente da Brinquedoteca, o brincar supri algumas necessidades da criança, tais como: expressar, participar, transformar, desenvolver, aprender e atuar com subjetividade no cotidiano escolar, na sociedade e na sua cultura. Diante deste propósito, torna-se primordial refletir sobre a importância da Brinquedoteca no ambiente escolar como espaço mediador de aprendizagens, considerando-a no âmbito educacional, como local voltado para brincadeiras lúdicas, sob a função não diretiva e desprovida das intervenções do professor.

ETAPA 1

PONTOS RELEVANTES DE FROEBEL SOBRE A INFÂNCIA E A EDUCAÇÃO

. Froebel defendia um ensino sem obrigações porque o aprendizado depende dos interesses de cada um e se faz por meio da pratica.

.´Para ele ,a educação se desenvolve espontaneamente .Quanto mais ativa é a mente da criança ,mais ela é receptiva a novos conhecimentos.

.O objetivo das atividades nos jardins de infância era possibilitar brincadeiras criativas.

.Froebel idealizou recursos sistematizados para as crianças se expressarem, dando o nome de dons.

.Para Froebel as historias ,os mitos ,as lendas, contos de fadas, e as fabulas tinham um enorme valor e davam força a mente enquanto os brinquedos físicos davam força e poder ao corpo.

.Froebel valorizava a família.

.Na educação infantil o brinquedo é fundamental.

.As atividades espontâneas adquirem um desenvolvimento verdadeiro.

.O ponto de Partida do ensino seriam os sentidos e o contato que eles criam com o mundo.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES LÚDICAS

Ed.Infantil

1-Toca do Coelho: Dispor de bambolês no pátio da escola de forma que fiquem duas crianças em cada um e que sobre uma fora do bambolê . Ao sinal do professor as crianças deverão trocar de toca ,entrando duas em cada um. Sempre sobrará uma criança fora da toca.

2-Mamifero ,ave ou peixe: Os jogadores, de pé ou sentados, formarão um círculo ou ficarão em seus lugares, exceto um, que ficará no centro ou à frente da turma.

Desenvolvimento da Atividade: Aquela criança que ficou no centro ou na frente dirá: "Mamífero, Ave ou Peixe", e em dado momento se voltará na direção do grupo e, imediatamente, apontando para um dos jogadores, repetirá o nome de uma das três classes animais. Feito isso, irá contar, de forma moderada a rápida, de um até 10.

O aluno para o qual ele apontou, deverá citar um animal da classe indicada antes que a contagem seja concluída. Se não conseguir trocará de lugar com ele, e o jogo prosseguirá.

Uma Variação:

Pode-se substituir as classes de animais, por objetos ou coisas que estejam relacionadas, com os reinos Animal, Vegetal ou Mineral. Pode-se ainda fazer rodadas temáticas, tais como, objetos da casa, da escola, etc.

3-Cores e formas: Grupos de crianças sentadas na melhor disposição que a sala ou ambiente permitir.

Desenvolvimento da Atividade: O Orientador, pedirá que cada criança cite um objeto visível na sala, da cor que ele indicar. Dirá, por exemplo, "VERDE", e, conforme a habilidade do grupo, concederá 10 ou 20 segundos. Esse tempo poderá ser regulado de acordo com o nível cognitivo da turma.

Um jogador dirá: "Verde é a blusa de A". Outro; "Verde é o lápis de B". Os que não conseguirem satisfazer o pedido do Orientador dentro do tempo determinado perderão a vez.

O mesmo jogo poderá feito empregando formas em lugar de cores. As crianças citarão objetos cilíndricos, esféricos, quadrados, etc.

Faltas: Será considerado uma falta nomear um objeto que já tenho sido anteriormente citado.

4-Eu que fiz!

Os alunos criarão seu próprio quebra cabeça.

Os alunos receberão um desenho para colorir. Em seguida eles irão pintar e recortar, elaborando um brinquedo para sua diversão.

Desenvolvimento da atividade: Colar o desenho em uma base de papel mais grossa e colorida ex:( cartolina, EVA, papel cartão..).Distribuir aos alunos lápis de cor, canetinha e giz de cera para a pintura. Após os mesmos recortarão seu desenho no local indicado em diversas partes.

COLOCANDO EM PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Todos os alunos realizaram a atividade. Foi uma aula prazerosa onde eles se sentiram realizados na construção do seu próprio brinquedo.

Frases para fotos: Criando e brincando / Hora da confecção

Ensino Fundamental

1-Jogo da memória com rimas

Organização da classe

- Formar grupos de 2 a 4 componentes

Capacidades a serem trabalhadas

- Desenvolver a percepção da uniformidade ou repetição de sons na terminação de palavras

- Formar pares de palavras que rimam

Material

- Quarenta e oito fichas de palavras formando pares que rimam.

Desenvolvimento

- As fichas com as palavras devem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com