TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBESIDADE INFANTIL, NO ADULTO E ADOLESCENTE

Tese: OBESIDADE INFANTIL, NO ADULTO E ADOLESCENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  Tese  •  5.247 Palavras (21 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 21

OBESIDADE INFANTIL, NO ADULTO E ADOLESCENTE.

TRABALHO DE SAÚDE PUBLICA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS E SAÚDE

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - 2013

Ana Paula Martins Randis - RA: B06ICC-0

Eliane Cristina Mota Fernandez - RA: A93GAJ0

Ester Bazanini – RA: T648FC-9

Laura de Jesus Duarte - RA: B040AE2

Lucimar Vieira – RA:

Maria do Carmo Suguita - RA: A74GFB8

Paloma Moraes - RA:

TRABALHO DE SAÚDE PÚBLICA

OBESIDADE INFANTIL, NO ADULTO E ADOLESCENTE.

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - 2013

RESUMO

Nas últimas décadas a população brasileira experimentou intensas transformações nas suas condições de vida, saúde e nutrição. Dentre as principais mudanças destaca-se a ascensão da obesidade. Estudos nacionais têm constatado o comportamento pouco uniforme do agravo no país. Dessa forma, diferenças regionais e entre grupos populacionais são evidenciadas. A obesidade avança em todas as faixas etárias e classes sociais, com impacto significativo nas mulheres inseridas nos estratos de menor renda. Nota-se, ainda a difusão da obesidade em todas as regiões geográficas, especialmente, no meio urbano. Tais resultados descrevem a magnitude da obesidade nos países em desenvolvimento e ressaltam a complexidade do perfil nutricional dessas populações. O Brasil tem seguido tendência semelhante à verificada nos países latino-americanos. Todas essas transformações têm imposto ao campo da saúde pública inegável desafio na atualidade.

A obesidade é uma doença crônica definida como um acúmulo excessivo de tecido adiposo num nível que compromete a saúde dos indivíduos (WHO, 1997).

Atualmente a obesidade tem se apresentado como um agravo importante para as sociedades modernas em face de seu avanço em diferentes partes do mundo. Os danos acarretados pela obesidade são extensos.

Relacionam-se a diferentes enfermidades incluindo as cardio e cerebrovasculares, a diabetes Mellitos II, a hipertensão arterial sistêmica e certos tipos de câncer. Somam-se, ainda, prejuízos psicossociais relacionados à questão da discriminação a indivíduos sob esta condição patológica.

Estima-se que os gastos públicos com a enfermidade consumam de 2% a 7% dos orçamentos de saúde nos países desenvolvidos (WHO, 1997). De forma semelhante ao constatado nesses países verifica-se nas últimas décadas a evolução do excesso de peso no Brasil. Notadamente observa-se a inversão dos indicadores nutricionais no país caracterizado pelo declínio substancial da desnutrição e em contrapartida pela ascensão da obesidade.

De tal forma, que hoje a obesidade se apresenta como o maior problema alimentar da população brasileira.

Dentro dessa perspectiva, o presente trabalho propõe descrever o perfil da obesidade no Brasil e como tal problema afeta a saúde pública no Brasil.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

A obesidade é uma doença de etiologia não totalmente esclarecida. No entanto, existe certo consenso na literatura de que ela é causada pela interação de diferentes fatores. O que confere a essa enfermidade uma natureza multifatorial (Stunkard, 2000; Pena e Bacallo, 2000). Operacionalmente, a obesidade é diagnosticada pelo parâmetro estipulado pela Organização Mundial de Saúde (WHO, 1997) — o Body Mass Index (BMI) obtido por intermédio do cálculo da relação entre peso corpóreo (kg) e estatura (m)² dos indivíduos. Através deste parâmetro são considerados obesos os indivíduos cujo Body Mass Index (BMI) encontra-se num valor superior ou igual a 30 kg/m².

A evolução da obesidade no Brasil situa-se dentro do corrente processo de transição nutricional no país. Nesta perspectiva, intensas transformações no panorama alimentar brasileiro são evidenciadas. A comparação dos resultados obtidos nos dois inquéritos nutricionais realizados no país: o Estudo Nacional de Despesa Familiar (ENDEF) realizado no período de 1974-1975 com os levantados pela Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição (PNSN) realizada no ano de 1989 (Brasil. Ministério da Saúde, 1975; 1989) confirma a tendência progressiva do declínio da desnutrição e a evolução da obesidade no Brasil. A melhoria das condições de vida, a maior cobertura de saúde e o declínio da fecundidade favoreceram a redução da desnutrição no país. Em contrapartida, a urbanização e seu impacto nos padrões de alimentação e atividade física contribuíram para a evolução do excesso de peso e, consequentemente, para as mudanças dos indicadores nutricionais. Essa inversão, num intervalo relativamente curto, coloca a obesidade como um dos problemas prioritários para o campo da saúde pública no Brasil. Esses dados corroboram para desmistificar a ideia predominante de que os agravos relacionados à subnutrição têm maior impacto nos países em desenvolvimento, e que os problemas alimentares associados ao excesso dietético predominam entre os países desenvolvidos.

CONCEITO DE OBESIDADE

A obesidade pode ser definida, de forma resumida, como o grau de armazenamento de gordura no organismo associado a riscos para a saúde, devido a sua relação com várias complicações metabólicas (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 1995). A base da doença é o processo indesejável do balanço energético positivo, resultando em ganho de peso. No entanto, a obesidade é definida em termos de excesso de peso. O índice de massa corporal (IMC) é o índice recomendado para a medida da obesidade em nível populacional e na prática clínica. Este índice

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com