TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENTREVISTA REFERENTE AS FASES DO PERÍODO ADULTO-JOVEM

Por:   •  4/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.110 Palavras (9 Páginas)  •  1.197 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

ENTREVISTA REFERENTE AS FASES DO PERÍODO ADULTO-JOVEM

Estela Tamura Mello Freire
Gabriela Duarte Saraiva

São Paulo  SP
2016

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

ENTREVISTA REFERENTE AS FASES DO PERÍODO ADULTO-JOVEM

[pic 1]

[pic 2]

Orientador: Professora Eunice

São Paulo  SP
2016

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        ENTREVISTA        

2.1        QUESTÕES ADICIONAIS        

3.        CONCLUSÃO        

BIBLIOGRAFIA        

 

  1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho trata-se de uma entrevista que irá apresentar questões referente a vida, expectativas, anseios e visão de mundo da participante e a relação que a mesma tem com os dados estudados correspondentes a fase do ciclo vital em que se encontra. Foi realizado com o intuito de aprofundar os conhecimentos passados em sala de aula sobre alguns processos e transições que ocorrem durante o nosso desenvolvimento.

Tem também o objetivo de estimular um olhar neutro em relação as características, condutas, maneiras e dificuldades das pessoas, promovendo assim uma avaliação sem julgamentos. Esse tipo de análise será fundamental de hoje em diante para a profissão escolhida por nós, uma vez que, enquanto pedagogas, teremos educandos com diferentes aspectos comportamentais e parte do nosso dever será identificar problemas e dificuldades através de suas falas, escolhas e ações.

Decidimos por trabalhar com fase adulta do desenvolvimento, pois nessa etapa da vida as pessoas podem manifestar as mais variadas formas de viver e enxergar a própria existência e podemos perceber indivíduos em diferentes níveis de maturidade. A participante entrevistada foi escolhida, pois se encaixa nos requisitos que buscávamos para a realização da nossa pesquisa, uma vez que ela não é muito jovem e nem muito acima da idade e se encontra no auge de sua fase adulto-jovem, onde está criando novas responsabilidades após sua união matrimonial e o nascimento do seu filho.


  1. ENTREVISTA

 

Perfil do Entrevistado

Nome: N.L.M.

Sexo: Feminino

Profissão: Terapeuta Corporal

Grau de Escolaridade: Superior Completo

Estado Civil: Casada (Mora com o marido e filho)

Posição na família de origem: Irmã mais nova de 3 irmãos.

Nível socioeconômico geral: Classe Média

  1. Qual é a sua rotina de vida? O que gosta de fazer? O que é importante? (Cotidiano, hobbies, esportes, etc.)

Eu dou aula de yoga e faço terapia corporal. Cuido do meu filho, cozinho, arrumo e limpo a casa, faço feira e mercado. Meus hobbies são ir ao SESC, viajar, comprar comida orgânica e cozinhar. Assistir filmes e conversar com meu marido.

  1. Como é o seu relacionamento familiar?

Meu relacionamento familiar é intenso. Cuido do meu filho e adoro cria-lo, inventar brincadeiras, sair com ele e com meu marido, que é meu grande companheiro. Nossa família é muito unida.

  1. Como é o seu relacionamento social? Amizades?

Meu relacionamento social não é como eu gostaria que fosse por conta de ter um filho pequeno e morar numa cidade grande. Sou uma pessoa de poucos amigos, porém íntimos e que são muito companheiros.

  1. Como é o seu relacionamento com pessoas de outras faixas etárias?

Me relaciono super bem tanto com os mais velhos, quanto com os mais novos. Questiono bastante a velha guarda sobre os antigos costumes, hobbies, tradições e outras questões e me preocupo muito com a nova geração, pois eles são parte do nosso futuro.

  1. Como você acha que é a vida das pessoas da sua idade? E no que a sua vida é semelhante ou diferente?

A maioria das pessoas da minha faixa etária estão focadas em construir sua carreira profissional e sua própria família, mas querem também viajar, sair para se divertir, entre outras coisas. O que temos de semelhante, é a nossa vontade de viver e explorar novos horizontes.

  1. Comparando com outro momento de vida, quais as semelhanças e diferenças que você percebe?

Sou bem diferente das pessoas da minha idade por ser mais focada em minha família e desenvolvimento integral. Desacelerar, coisa que eu não vejo muito nas pessoas de todas as idades.

 

  1. Quais os assuntos, temas, problemas, preocupações, medos, você acredita serem vitais para as pessoas de sua idade em geral?

Boa parte das pessoas da minha idade tem como principal preocupação sua situação financeira, eles têm medo de ficar sem dinheiro e/ou sem emprego. Outros se preocupam muito em formar uma família e se realizar profissionalmente. Para mim, é importante conciliar o meu trabalho com meu filho e meu marido. Eu gostaria de ter um trabalho que me trouxesse a liberdade de cuidar da minha família.

  1. Como as pessoas da sua idade costumam encarar a profissão/ ocupação? O que os levaram a tais escolhas? Em relação a sua, o que levou a tal profissão?

As pessoas que eu conheço da minha idade trabalham na área em que se formaram. Eu não sei ao certo o motivo delas ao escolher sua profissão, provavelmente escolheram por maior demanda no mercado. Já o que me levou a escolher a minha profissão foi vocação. Eu escolhi uma profissão que eu acreditei que faria eu me sentir bem comigo mesma e também teve muita influência em minhas decisões, o nascimento do meu filho, pois eu queria algo que permitisse que eu ficasse próxima a ele, pelo motivo de não querer terceirizar a sua educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (158.8 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com