TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista No Contexto Hospitalar Revisoes E Reflexoes

Pesquisas Acadêmicas: Entrevista No Contexto Hospitalar Revisoes E Reflexoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  1.710 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha Texto: Entrevista Clínica no Contexto Hospitalar: Revisões e Reflexões

No que concerne o texto Entrevista Clínica no Contexto Hospitalar: Revisões e Reflexões a autora procura esclarecer alguns aspectos bastante relevantes na atuação do psicólogo hospitalar.

A Psicologia hospitalar ocupa-se de um momento de crise do paciente que por motivos diversos o leva a uma casa da saúde, mas que no entanto se ocupa da doença. Quando encontra-se nesse momento de fragilidade o paciente acaba por transparecer certos sentimentos como: o medo de viver ou não com sequelas ou de não ter com quem contar, buscando então a atuação do psicólogo hospitalar. No entanto, o psicólogo deve estar atento a todo o contexto que o paciente está inserido, como a equipe, familiares e com sua realidade, levando em conta tudo que possa intervir no processo. Dessa forma, algumas vezes o psicólogo pode ter um papel de mediador entre essa rede de informações que constitui o quadro do paciente.

É citado também no texto a questão de o psicólogo não ter um setting terapêutico, com privacidade o que torna o processo delicado, necessitando de certas manobras de acordo com o estado do paciente. Já que muitas vezes alguns pacientes não podem sair de seus leitos e precisam ser atendidos ali mesmo, lembrando que isso ocorre apenas quando se tem uma total impossibilidade do paciente. Esse acontecimento nos arremete há uma outra questão que está no fato de a intervenção terapêutica sofrer interferências das pessoas em volta, muitas vezes sendo questionado sua maneira de intervir na realidade do paciente.

Para a autora, outro ponto a ser destacado reside no fato de o psicólogo restringir-se ao momento atual em que se encontra o paciente, tendo que fazer uma avaliação rápida dos problemas mais notórios, dando ênfase ao seu contexto atual, pois muitas vezes esse processo limita-se a uma única entrevista.

No texto a autora relata os três níveis que fundamentam a atuação do psicólogo: observação, diagnóstico e intervenção, salientando que isso e feito em um curto intervalo de tempo o que exige do profissional alguns manejos como: flexibilidade, tolerância capacidade de comunicação, além de um auxilio teórico para uma melhor atuação.

Ao ler o texto em questão, podemos compreender como ocorre o processo terapêutico nesse campo de atuação, destacando alguns pontos que de uma certa forma fazem desse um processo bastante delicado, necessitando de um arcabouço teórico e manejo para melhor lhe dar com as dificuldades enfrentadas nesse campo de atuação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com